Em 2022 Seja sua melhor versão

Em 2022 Seja sua melhor versão

Faça de 2022 o ano da sua melhor versão. Estamos saindo de um período de crise existencial e emocional caudadas pela COVID. Então é hora de começar a sonhar: já pensou o que você quer para a sua vida? O que você quer realizar para que verdadeiramente sua vida tenha significado? Acredita que pode chegar onde realmente deseja? É hora de rever seus hábitos e rotinas e identificar o que precisa ser acrescentado ou mudado, para que você tenha uma vida que valha a pena ser vivida.

Tenho certeza que você pode alcançar a sua melhor versão! Mas não há fórmula pronta para isso e nem caminhos iguais para todos. É preciso entender o seu próprio caminho! Saiba que a inteligência financeira deve ser usada como base para uma vida cheia de propósito.

1) Você está vivendo sua melhor versão ?

Saiba que qualquer sonho realizado com consciência precisa de um propósito inicial. Não dá para caminhar sem saber exatamente para onde se quer ir, caso contrário qualquer caminho serve. E pode ser que o caminho final não seja exatamente aquele que traga um propósito para a sua vida, entende? É por isso que o primeiro ponto importante a ser considerado quando pensamos em um planejamento de vida é conhecer e reconhecer onde você está hoje para que possa planejar com exatidão até onde quer chegar.

O que você gosta em seu dia a dia e o que gostaria de mudar? E se fizéssemos a mesma pergunta para um espaço maior de tempo, como o seu mês ou o seu ano? Como você anda utilizando o seu tempo hoje? Tem dado atenção aos relacionamentos que fazem diferença em sua vida? Tem usado o tempo de forma proveitosa? O seu trabalho lhe inspira ou apenas lhe cansa? É preciso que você pare alguns minutos para repensar a sua vida atual e que, a partir disso, comece a imaginar o que gostaria de ver mudado. Qual a sua visão de futuro a partir dos dias de hoje?

2) Olhe para o passado, mas não faça dele uma âncora

Após avaliar o seu presente e imaginar o seu futuro, quero que você olhe um pouquinho para trás. Mas é super importante deixar claro que falar do passado não significa perder tempo lamentando ou justificando atitudes como se elas não pudessem mudar por conta dele. Usamos o passado apenas como uma alternativa para compreender a vida, mas nunca como uma âncora. O seu passado, qualquer que seja, não deve servir para defini-lo, mas para prepará-lo, entendeu? Lembre-se sempre disso!

O seu passado não te define. Ele te prepara!

Desta forma, neste segundo ponto é importante relembrar algumas lembranças fortes do passado. Que tal colocar em uma linha do tempo eventos positivos e negativos que ocorreram e contribuíram para quem você é hoje? Quais as estórias sobre dinheiro que você ouviu de seus pais ou avós? Quais as lições de vida ou de dinheiro que você recebeu deles? Você as transmitiria para os seus filhos ou não?

3) Sua melhor versão pode te levar onde ?

Então já revisitamos o passado e avaliamos o presente, certo? Chegou a hora de pensarmos no futuro. Qual é a sua visão para os próximos anos e onde gostaria de chegar? Quais as experiências que gostaria de viver e quais as coisas que gostaria de ter condições financeiras para comprar? Vamos pensar também no dia a dia ideal. Qual é a rotina que lhe faria feliz? O que você faria se não tivesse que se preocupar com dinheiro?

Imaginar um futuro que faça sentido em todos os aspectos faz parte desta narrativa tão importante, afinal, é a partir dela que caminharemos em busca de uma vida com propósito, chegando a um destino que lhe traga satisfação e que desperte a sua melhor versão, inspirando os que estão ao seu redor a buscarem eles próprios as suas melhores versões. Vamos lá?

4) Como conquistar sua melhor versão

Agora é hora de traçarmos um plano e claro e prático juntos. Você já aprendeu com seu passado, conhece bem o seu presente, e sabe onde quer chegar no futuro. Como fazer isso? Que tal começar fazendo uma lista das pessoas que poderiam ajudá-lo a chegar lá? Existem algumas ferramentas que podem te ajudar a economizar tempo e dinheiro para alcançar a sua melhor versão? Quais seriam?

Ainda nesta etapa, pense em todos os desafios e dificuldades que você possivelmente precisará enfrentar para seguir adiante e liste o que deve ser feito. Entenda que todo o plano será cheio de pequenas vitórias e também de derrotas no meio do caminho. Mas havendo um objetivo traçado, é preciso dar muito mais valor a cada vitória e tentar se fortalecer a cada derrota.

Vamos a um exemplo prático: se o seu plano requer que você comece hoje a poupar um valor maior do orçamento por determinado tempo, faça o que estiver ao seu alcance para conseguir realizar esta tarefa. Use ferramentas que possam ajudá-lo a organizar melhor o orçamento ou até a lembrá-lo de determinadas ações. Preste atenção nos gastos sem sentido e lembre-se dos objetivos maiores. Dei este exemplo apenas para ilustrar, já que nesta fase o essencial é começar a colocar em prática tudo que for necessário para chegar onde se quer.

5) Porque se importar com isso ?
?Finalmente, acredito que para fazer as coisas darem certo é preciso haver um significado maior em tudo que fazemos. Não basta apenas criar um plano sem saber o porquê de o estarmos criando. Se finanças é a sua única preocupação, talvez esteja faltando se ocupar verdadeiramente de um plano de vida, por isso, vale a pena buscar força no silêncio e na reflexão para conhecer de forma muito consciente a si mesmo e os porquês que o levam a buscar uma versão melhor.

Pessoas se preocupam com suas finanças pois não se ocupam com seu plano de vida: saúde, educação e relacionamento com Deus.

O quê te motiva e o quê te desanima hoje? Quais os hábitos que ainda estão te atrapalhando e como você pode conseguir mudá-los? Será que é preciso revisitar o seu plano de vida e realizar algumas alterações porque agora alguns pontos não fazem mais sentido?

Este é um momento de reflexão, afinal, somos seres humanos e, como tal, estamos permanentemente em mudanças. Queremos que você mude e alcance sempre o seu melhor, por isso é preciso deixar de ouvir o mundo e ouvir a si mesmo. Deixe os pensamentos irem e os sentimentos ficarem. Consegue sentir-se melhor agora?
O objetivo com a sua melhor versão é que você seja o protagonista de sua própria vida, conquistando um caminho cheio de satisfação e tornando o mundo um lugar melhor para você e todos que estiverem ao seu redor.

Você não é estampa para seguir padrões, seja você sua melhor versão.