“Liquide suas dívidas com até 99% de desconto”. Será essa a solução dos seus problemas?

“Liquide suas dívidas com até 99% de desconto”. Será essa a solução dos seus problemas?

Agora, no início do mês de novembro, fomos agraciados com essa campanha promovida pela Serasa, empresa já conhecida de muitos de nós. A proposta é que quem possui débitos em atraso com bancos, financeiras, empresas de telefonia entre outros, possam “limpar o nome”, com um desconto vantajoso de até 99% do valor. E isso é verdade , a campanha cumpre o que promete, inclusive elevando, na hora, o seu score, ou seja, a sua pontuação junto aos estabelecimentos comerciais e bancários para que você realizar novas compras.

A grande questão é, você já parou para pensar o que lhe levou a essa situação de inadimplência? O porquê do seu nome está no Serasa?

Um dos principais motivos de desequilíbrio financeiro são as compras por impulso, aquelas que você não havia planejado. Lembra aquele dia que você foi com a família no Shopping, só para almoçar? Só, que, exatamente, foi o dia do lançamento de uma grande “promoção”, era quase imperdível, então você comprou até o que não precisava, não perdendo a oportunidade. Atitudes cotidianas, como a exemplificada aqui, geram os furos no nosso orçamento, levando-nos ao endividamento e, consequentemente a inadimplência.

Outro vilão de nossas finanças é o imediatismo, queremos agora, não aprendemos ou não queremos praticar o conceito de poupar, ou seja, adiar o consumo e comprar à vista e com desconto. Sendo assim, se não posso comprar à vista, parcelo no carnê. Não há nada de errado em parcelar compras, é algo natural na relação de consumo. O que não pode acontecer é não controlar essas compras. Geralmente as baixas parcelas nos seduzem, porém, no final do mês, quando juntamos todas vem a surpresa, o salário não é suficiente para pagar as parcelas dos inúmeros carnês. Resultado final, inadimplemento.

Temos ainda a pressão social, que também prejudica nosso bolso de forma desastrosa. E tudo, na verdade, pelo sentimento de pertencimento, de poder estar com quem, de fato, tem dinheiro. Nesse afã compramos roupas caríssimas, celulares de última geração e, pasmem, até automóveis de luxo, tudo financiado, um jargão do mercado financeiro define muito bem isso: “operar alavancado”, que quer dizer, está comprando ativo com o dinheiro que não possui. Já vi clientes ficarem sem o dinheiro da feira, das contas, para comprar um terno e ir a um evento onde ele era apenas mais um. A pressão social é um dos motivos do endividamento e que, também, nos leva a inadimplência.

Como vimos, se não organizarmos nossas finanças, elaborando um orçamento e determinando metas, que vão dar propósito ao nosso dinheiro, poderemos até pagar nossas dívidas com 99% de desconto, mas não tenhamos dúvidas, num período curto de tempo, estaremos eufóricos, aguardando uma nova campanha.

Aproveite a promoção, pague suas dívidas e inicie seu planejamento financeiro, dê sentido a vida e ao seu dinheiro e lembre-se, o seu dinheiro é apenas uma ferramenta, ele irá leva-lo onde você quiser, mas não vai lhe substituir como motorista.