A Prefeitura de Rio Branco, por meio das Secretarias Municipais de Cuidados com a Cidade (SMCCI) e Saúde (Semsa), promoveu nesta segunda-feira, 6, um mutirão de limpeza nos bairros Seis de Agosto e Cidade Nova, localizados no Segundo Distrito da Capital. A ação teve início às 7h30, com concentração no Mercado da Seis de Agosto, e contou com a presença do prefeito em exercício, Alysson Bestene.
Durante a atividade, equipes da prefeitura realizaram serviços como varrição, capina e recolhimento de entulhos. Além disso, ações voltadas para o combate a doenças como a dengue, zika e chikungunya, com foco na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, também fizeram parte do cronograma.
“Essa ação demonstra o compromisso da Prefeitura de Rio Branco em promover a qualidade de vida para todos. O prefeito Bocalom pediu toda atenção nessa ação, que é preventiva para combater essa doença. Nosso objetivo é garantir um ambiente mais limpo e saudável, e para isso, contamos com a colaboração dos moradores, que são peças fundamentais nesse processo, que cuidem da limpeza de seus quintais”, frisou Bestene.
Segundo a gestão municipal, o mutirão faz parte de uma série de ações que visam cuidar da cidade e fortalecer as medidas de Saúde pública em todas as regionais da Capital.
"Estamos em um momento que requer muita atenção com relação aos casos de dengue. Para darmos continuidade ao trabalho de prevenção orientado pelo nosso prefeito, estamos realizando mais uma ação conjunta. Além de garantir a limpeza das ruas, essa iniciativa também visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, cuja transmissão de doenças aumenta nessa época do ano. É uma estratégia essencial para conter o crescimento dos casos", disse o secretário Municipal de Saúde de Rio Branco, Rennan Biths.
Biths também destacou a importância do engajamento da população para o sucesso das ações. Segundo ele, cerca de 90% dos focos de criadouros do mosquito estão dentro das residências. "Nós precisamos, fundamentalmente, do envolvimento da sociedade. Para isso, contamos com o trabalho dos nossos agentes de endemias, que orientam e fiscalizam. É essencial que a população os acolha bem e permita o acesso às residências para que realizem suas atividades", enfatizou.
O secretário ainda fez um apelo: "Esse trabalho é voltado para cuidar da vida das pessoas. Por isso, pedimos que a população receba nossos agentes, colabore com a limpeza dos quintais e elimine possíveis criadouros. Juntos, podemos alcançar o sucesso nessa mobilização contra o mosquito e proteger a saúde de todos."