A elevada umidade do ar, originária da evaporação das águas do oceano Atlântico, vai continuar provocando chuvas pontuais neste fim de semana no Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Bolívia e Peru.
As temperaturas máximas reais não estarão altas – em média, entre 29 e 32ºC -, porém, devido à elevada umidade do ar, a sensação térmica será de calor abafado, que provoca muito suor para quem fizer um mínimo de esforço físico. Em alguns pontos, onde houver chuva, a temperatura fica agradável, principalmente durante a noite. As mínimas, que ocorrem, em geral, quando o Sol nasce, estarão situadas entre 21 e 24ºC.
Os ventos, até domingo, estarão soprando, entre fracos e calmos, com eventuais rajadas moderadas, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste. A partir de segunda-feira mudam de direção e passam a soprar de sudeste, com variações do sul e de sudoeste.
No entanto, na próxima segunda-feira (10/3/2025), a chegada de uma fraca massa de ar polar com temperatura amena, vinda do sul do continente, provocará chuvas intensas, que poderão se estender até terça-feira, dia 11. A temperatura fica amena nesses dois dias (segunda-feira e terça-feira), com máximas abaixo de 27ºC, podendo, em alguns pontos do leste e do sul do Acre, durante o dia inteiro, ficar inferior a 25ºC.
Assim, será muito provável, que ocorram chuvas volumosas, com acumulados, em 48 horas (segunda-feira e terça-feira), entre 100 e 200mm, no Acre, em Rondônia e no sul e oeste do Amazonas.
Portanto, alertamos para a alta probabilidade de sérios transtornos à população do Acre, do Amazonas, e de Rondônia, entre segunda-feira e terça-feira, como rápida inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de árvores e deslizamentos de terra.
As chuvas mais intensas deverão ocorrer entre segunda-feira e terça-feira próximas, porém, não estão descartadas eventuais chuvas fortes neste fim de semana, mas de forma pontual e passageira.
O nível do rio Acre, em Rio Branco, poderá ficar muito próximo ou até passar um pouco da cota de alerta, que é 13m, neste fim de semana.
Quanto ao rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, após haver passado 10cm da cota de transbordamento, deverá baixar lentamente neste fim de semana.
Em Sena Madureira, o rio Iaco poderá superar a cota de alerta, que é 14m, neste fim de semana, pois, segundo os registros da Agência Nacional de Águas, seu nível já estava em 13,7m, e continuava subindo nesta sexta-feira, dia 7 de março.
É muito importante que a população e as autoridades fiquem atentas às adversidades do tempo a fim de evitarem maiores transtornos ou prejuízos.