..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Após conselheiros baterem boca no TCE, Mailza determina que esposa de Cristovão Messias assuma mais uma responsabilidade, sem remuneração

Após conselheiros baterem boca no TCE, Mailza determina que esposa de Cristovão Messias assuma mais uma responsabilidade, sem remuneração

Após a criação do cargo de secretária adjunta de Turismo e Empreendedorismo e a nomeação polêmica da esposa do conselheiro Cristovão Messias, do Tribunal de Contas do Estado, a governador em exercício, Mailza Assis, resolveu fazer um “remendo” para apaziguar os ânimos.

Núbia Fernanda Greve de Musis, que receberá um salário acima de R$ 30 mil como secretária, vai acumular mais uma função: a de diretora de Empreendedorismo na Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), sem receber remuneração, por isso.

Bate-boca no TCE

A decisão foi tomada um dia após os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado, Naluh Gouveia, Cristovão Messias e Ronald Polanco protagonizarem um verdadeiro “bate-boca” durante sessão da Corte de Contas.

Naluh Gouveia criticou a criação do cargo. Disse que o Estado não poderia criá-lo pelo fato de que este está acima do limite prudencial de gastos com pessoal. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) veta a criação, gratificações, entre outros.

“Eu vejo por parte do governo um desrespeito total com o Tribunal de Contas e com a Assembleia Legislativa. Sempre que ele manda uma lei colocando aumento de servidores, aumentando o cargo comissionado, ele não manda nenhum tipo de impacto orçamentário. A Assembleia e o Tribunal de Contas não pedem”, disse Naluh, ao acrescentar: “Eu me questiono o que está em jogo. Apareceu, inclusive, uma vaga negociada do próprio Tribunal de Contas”.

Em resposta, o conselheiro Cristovão Messias pediu respeito: “Você me respeite, Naluh! Não fale o que você não sabe de nada. Você está entrando pelo um viés que você não me conhece. Não entre por esse viés, você não me conhece. Eu deixo a senhora falar. Não entre por esse viés aqui como a senhora tem entrado em outras sessões. Não aceito isso aqui”, disse irritado e em tom de ameaça.

Intimidado, Ronald Polanco “afrouxou” e resolveu suspender a sessão cortando literalmente a fala de Naluh Gouveia.