As duas semanas que antecedem o recesso parlamentar na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) prometem ser agitadas. Na segunda-feira, dia 7, os membros da Comissão de Orçamento e Finanças realizam a audiência pública para discutir o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).
O encontro deve reunir sindicalistas e servidores públicos que buscam reajustes salariais. Eles buscam um reajuste geral anual de mais de 20%, relacionados ao período de 2019 a 2025. Além disso, os trabalhadores defendem reajustes nos auxílios alimentação e de saúde. O valor defendido é de R$ 1 mil, cada.
Na terça, quarta e quinta-feira, a Casa Legislativa recepciona as sessões ordinárias e solenes. Já na sexta-feira, dia 11, deve ‘pegar fogo’ o encontro dos produtores rurais de todo o Acre para discutir os embargos ambientais. A ideia é fazer uma grande reunião. O evento reunirá centenas de agricultores. Para isso, foi solicitado o Teatro Unisitário da Ufac. A audiência está com horário de início previsto para as 9 horas da manhã.
A reunião deve contar com a presença dos 11 parlamentares federais do Acre, incluindo os senadores Sérgio Petecão, Marcio Bittar e Alan Rick. A bancada de parlamentares da Amazônia também foi convidada por meio da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais). A informação foi confirmada pela vice-presidente da Região Norte, a deputada estadual acreana, Antônia Sales.
Na última semana de trabalho na Aleac, que compreendem os dias 15, 16 e 17, a expectativa é de que os deputados aprovem a LDO. Ela é balizadora para a elaboração do Orçamento para 2026. Com o recesso, os deputados estaduais voltam ao trabalho no começo de agosto.