O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), sancionou na manhã desta segunda-feira, 1º, a prorrogação do Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2025). A medida, aprovada pela Câmara Municipal, estende por mais 60 dias o prazo para que contribuintes regularizem débitos com o município.
Durante a assinatura, Bocalom destacou a importância do programa para que a população possa negociar dívidas e contribuir com a cidade.
“Todo mundo sabe que a coisa mais ruim do mundo é pagar imposto, mas quando você vê que o dinheiro é bem aplicado e retorna em benefícios para a sua família, você paga com prazer. Já tivemos mais de 12 mil regularizações, mas agora estamos prorrogando para que quem ainda não conseguiu tenha mais uma oportunidade”, afirmou o prefeito.
O chefe do Executivo lembrou que o município enfrentou dificuldades nos últimos anos, como a pandemia e a enchente histórica, quando famílias afetadas ficaram isentas do pagamento de IPTU. Segundo ele, a recuperação da economia possibilita agora a retomada da arrecadação, que será revertida em investimentos em saúde, educação, infraestrutura urbana e rural, além de políticas ambientais.
“Estamos conseguindo melhorar a cidade com asfaltamento, recuperação de ramais, apoio ao produtor rural e até resultados positivos na questão ambiental, como o mês de agosto com o menor índice de fumaça da história de Rio Branco”, ressaltou.
O secretário municipal de Finanças, Wilson Leite, informou que até a sexta-feira, 29, já haviam sido firmados 12.176 acordos de negociação. Ele destacou ainda a campanha de comunicação realizada pela pasta, que enviou 36 mil cartas a contribuintes inadimplentes, informando sobre as condições do programa.
“O Refis oferece parcelamento em até 60 vezes, com desconto de até 40% em juros e multas. Para quem optar pelo pagamento à vista, o desconto chega a 90%. É uma oportunidade de colocar as contas em dia com o município”, explicou Leite.