O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, realizou uma visita técnica às obras do elevado Mamedio Bittar, localizado na Avenida Ceará, próximo à AABB, na manhã desta quinta-feira, 6. A construção, que já alcançou 30% de conclusão, é uma das maiores iniciativas de infraestrutura da Capital e tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana da capital acreana.
Orçada em R$ 24,4 milhões, a obra terá 278 metros de extensão e promete beneficiar a população com um tráfego mais fluido e seguro.
“Nossa avaliação é a melhor possível. A população pode perceber a rapidez com que a obra está avançando. Já temos todos os pilares prontos, e até o final deste mês, acreditamos que a parte estrutural estará concluída. A fase final, com a instalação da estrutura metálica, deve ser mais ágil, e nossa previsão é que o viaduto esteja pronto até o final do ano", afirmou o titular da Secretaria Municipal de infraestrutura e mobilidade urbana (Seinfra), Cid Ferreira.
O gestor também reforçou a segurança financeira da obra, destacando que, mesmo diante do bloqueio de recursos imposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Prefeitura de Rio Branco garantiu a continuidade do projeto com recursos próprios. "Alocamos mais de 7 milhões de reais com recursos da Prefeitura, o que nos permite tocar a obra com mais tranquilidade agora que o recurso federal foi liberado", completou.
O prefeito Tião Bocalom também falou sobre a importância da obra para a cidade. "Estou muito feliz com o impacto que os viadutos têm causado em nossa cidade, especialmente o Viaduto Bete Bocalom. O feedback que recebo das pessoas é muito positivo, e sabemos que o mesmo acontecerá com o Mamedio Bittar. A população vai ganhar mais tempo para cuidar da família, reduzir o consumo de combustível e ter uma mobilidade mais ágil. A obra é um investimento no bem-estar da população e na modernização da cidade", afirmou Bocalom.
O chefe do Executivo ainda destacou o aspecto estético do viaduto, que terá acabamento similar ao da Dias Martins, projetado para ser um marco de beleza e funcionalidade na cidade. "Queremos que nossa cidade se torne cada vez mais bonita e moderna, atraindo investidores e gerando emprego. Este viaduto será mais do que uma estrutura viária; será uma obra de arte que enriquecerá ainda mais a paisagem urbana", disse.
João Eduardo Albuquerque, sócio da empresa responsável pela execução da obra, também comentou sobre o andamento do projeto. Segundo ele, a fase de fundações foi concluída antes do período de chuvas, o que evitou atrasos. "Já completamos as perfurações das estacas e agora vamos iniciar a instalação das estruturas metálicas. São 500 toneladas de aço que estão a caminho de Rio Branco para dar continuidade à obra. Estamos cumprindo rigorosamente o cronograma e temos a previsão de entregar o viaduto no segundo semestre de 2025", explicou.