..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Com inverno amazônico intenso nos meses de fevereiro e março, seca abranda no Acre, mostra ANA

Com inverno amazônico intenso nos meses de fevereiro e março, seca abranda no Acre, mostra ANA

Dados do Monitor da Seca, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), divulgados na última segunda-feira (28) apontam um abrandamento da seca no Acre entre fevereiro e março deste ano.

De acordo com os técnicos da ANA, entre fevereiro e março, a área com seca no Acre teve uma diminuição de 100% para 40% de seu território. É a menor área com a presença do fenômeno no estado desde março de 2024, quando houve seca em 27% do estado.

Com relação a severidade da seca, nos últimos dois meses, a seca se abrandou no Acre, já que a seca moderada passou de 31% para 18% do estado. É a condição mais branda do fenômeno no Acre desde abril de 2024, quando houve seca moderada em 16% do território acreano.

Ao analisar as informações de outros estados, com relação a severidade da seca, houve um abrandamento do fenômeno em seis estados: Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Na contramão da condição dos estados citados acima, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe a seca se intensificou em março.

Já em outros quatro estados o fenômeno ficou estável em termos de severidade nesse período: Ceará, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Roraima. O Amapá seguiu livre de seca e no Pará, com o volume de chuvas acima da média, a seca desapareceu.