..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Conselho Nacional de Previdência Social ajusta teto de juros do crédito consignado para beneficiários do INSS

Conselho Nacional de Previdência Social ajusta teto de juros do crédito consignado para beneficiários do INSS

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) anunciou um aumento no teto da taxa de juros do crédito consignado para beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O percentual passou de 1,80% para 1,85% ao mês, marcando a segunda alta durante o governo de Lula. A medida ocorre em meio ao cenário de elevação da taxa Selic, atualmente fixada em 14,25%.

Apesar do ajuste no crédito consignado, a taxa de juros do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício foi mantida em 2,46% ao mês, com previsão de discussão futura para possíveis alterações.

Os bancos, por sua vez, sugeriram um teto de 1,99% ao mês para o crédito consignado, visando recompor 85% do spread. Para o cartão consignado, foi proposta uma elevação de 2,46% para 2,95% ao mês, justificando a necessidade de ajustes para atender à demanda do público.

O crédito consignado do INSS, no qual as parcelas são descontadas diretamente do benefício, tem seu teto de juros definido pelo CNPS, composto por 15 membros, sendo seis ligados à pasta da Previdência. Segundo o Executivo, a decisão reflete o impacto da Selic no custo de captação dos bancos e busca equilibrar as expectativas do mercado financeiro.