Os membros das Comissões de Saúde e de Constituição e Justiça aprovaram o projeto de lei que cria o dia estadual de alerta ao uso excessivo de álcool. A matéria foi votada nesta terça-feira (10/12) e vai ao plenário amanhã, dia 11. A relatora foi a deputada Michelle Melo (PDT). A matéria é de autoria da Mesa Diretora.
“O Dia de Alerta sobre o uso excessivo de Álcool, passa integrar o calendário oficial de eventos do Estado do Acre”, diz o texto do projeto, que determinou que a data seja comemorada dia 26 de junho de cada ano.
Na justificativa, a Mesa Diretora enfatiza que o combate ao vício depende, por um lado, de uma abordagem voltada ao tratamento do indivíduo através de educação e de acompanhamento clínico e psicológico. “É necessário conduzir ações dirigidas ao meio social de modo a combater as convenções, hábitos e normas que facilitam o surgimento do hábito de consumo do álcool”.
Em novembro deste ano um estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que o consumo de álcool causa, em média, 12 mortes por hora no país.
Já, dados de uma pesquisa inédita feita pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), organização não governamental criada em 2004, mostram que o percentual de internações de pessoas com doenças ligadas ao uso abusivo de álcool no Acre é de 16,8 por 100 mil habitantes.
O estado tem o maior percentual de internações, se calculado pela população estimada de cada unidade federativa. Rondônia, por exemplo, esse número não passa de 8,9. No Amazonas, fica em 5,5 por 100 mil habitantes. Roraima (7,2), Amapá (3,9), Pará (4,7) e Tocantins, com uma 15,4 por 100 mil habitantes.