O vereador Eber Machado (MDB) criticou duramente o aumento salarial dos secretários municipais de Rio Branco, aprovado pela Câmara de Vereadores após projeto enviado pelo prefeito Tião Bocalom. Segundo Eber, o reajuste praticamente dobrou os vencimentos do primeiro escalão, tornando os salários dos secretários de Rio Branco os mais altos da região Norte, mesmo com a cidade possuindo um dos menores orçamentos.
"É uma vergonha", diz vereador
“Vergonhosamente, a Câmara Municipal aprovou o aumento dos secretários municipais. Enquanto isso, várias categorias e servidores buscam melhorias salariais e não obtêm êxito junto ao poder municipal. Isso é uma vergonha e não contem com meu apoio para esse tipo de projeto”, afirmou o vereador.
Eber também comparou o impacto financeiro do aumento aos recursos que poderiam ser destinados a áreas prioritárias da cidade, como saúde e educação. “O impacto será de mais de R$ 3,5 milhões anuais, dinheiro que poderia ser utilizado para realizar mais de 6.500 exames para gestantes ou contratar 183 mediadores escolares para atender crianças com autismo. Essa gestão precisa de prioridades mais claras”, destacou.
Machado também enalteceu a postura da vereadora Elzinha Mendonça, que foi a única a votar contra o projeto. Ele aproveitou a ocasião para defender o nome da parlamentar como futura presidente da Câmara. “Quero parabenizar a vereadora Elzinha, que foi a única a votar contra esse projeto. Você, sim, Elzinha, merece ser presidente da Câmara de Vereadores. Esse final de legislatura foi o fechamento da tampa do caixão, mas sua postura mostrou compromisso com a população”, elogiou.