Estabelecimento de ensino passou recentemente por uma suposta reforma, porém a realidade apresentada é outra: banheiros quebrados, pias sem água, caibros sendo escorados, além de outras avarias no telhado e no piso.
O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) usou as redes sociais, nesta sexta-feira (22/8) para denunciar a situação precária em que se encontra a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jairo de Figueiredo Melo, localizada na cidade de Jordão. Ele frisou que a reforma que foi feita não passou de uma simples pintura.
“Quando eu estive no Jordão, na semana passada, fui procurado pela comunidade escolar para tratar de um problema que está afligindo os estudantes da única escola de ensino Fundamental e Médio, e que, inclusive, na parte noturna, funciona uma turma da Universidade Federal do Acre. E qual é a aflição dessa comunidade? É de que, ao ter uma suposta reforma, foi feito apenas a pintura. E a escola não sofreu a substituição daquilo que estava deteriorado e nem reformado, sequer os banheiros. O resultado é de que tem cobertura sendo escorada, caibro se deslocando e botando em risco os estudantes e o que é pior: nenhum banheiro funciona. Se alguém utilizar, tem que usar o balde. Se tiver que limpar as mãos, também não tem água na pia”, denunciou o parlamentar.
Na última quarta-feira (20/8), Edvaldo Magalhães apresentou um requerimento solicitando informações ao secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho. Ele pediu cópias do contrato da reforma e as medições dos serviços executados. A ideia é fazer um comparativo daquilo que foi contratado e o que foi efetivamente executado, uma vez que os fatos mostram outra realidade.
“Apresentamos o requerimento e pedimos explicações à Secretaria de Educação para nos fornecer a cópia desse contrato. Quais serviços foram efetuados? Quanto foi pago? Porque isso não pode se admitir. Os estudantes de Jordão merecem respeito”, afirmou. O requerimento foi aprovado por unanimidade dos parlamentares presentes à sessão.
Secretário responde
Ao Notícias da Hora, o secretário Aberson Carvalho disse que a unidade de ensino ainda “não sofreu intervenção do Estado”.
“A escola de ensino fundamental e médio Jairo de Figueiredo de Melo, em Jordão, não sofreu intervenção ainda do estado. Os engenheiros da Secretaria estiveram na escola na primeira quinzena de agosto. Assim sendo, a escola tem emissão de ordem de serviço para requalificação e adaptações, como também manutenção predial, com data do dia 12 de agosto, sendo que a empresa estará iniciando a execução nos próximos dias. O governo do Acre, já investiu mais de 350 milhões de reais em manutenção e construção de escolas durante o governo Gladson. Nosso compromisso é com a melhoria da infraestrutura de nossas unidades escolares, como também de uma educação de qualidade”, disse Carvalho.