O palco está montado para o Carnaval público promovido por governo e prefeitura na avenida Getúlio Vargas, Centro de Rio Branco, que começa nesta sexta-feira (28) e vai até terça-feira (2).
No início da noite desta quarta-feira (26), o governador Gladson Cameli e o prefeito Tião Bocalom caminharam no espaço na avenida, acompanhados de assessores e organizadores do evento, e falaram sobre a expectativa para a festa.
“Eu não tenho dúvida do sucesso. Aquilo que a gente faz com parceria quem ganha sempre é a população. Eu não tenho dúvida do sucesso do carnaval 2025. Reencontre sua família, seus amigos. Vamos aproveitar cada minuto. Temos que trabalhar, temos, mas temos oportunidade de descontração, e quem ganha é a população”, reforçou o governador.
“A gente sempre fala muito em trabalho. Trabalho, trabalho, trabalho.
Mas a vida não é feita só de trabalho. A vida é feita também de momentos de alegria, não pelo resultado do trabalho, mas alegria que precisa ser proporcionada nos corações, como a gente fez no final do ano, né, com as luzes de Natal. Foi uma parceria linda, muito boa. O carnaval agora, tenho certeza, vai ser o melhor carnaval que Rio Branco já teve até hoje”, disse Bocalom.
Trânsito
Para os cinco dias de festa foram adotadas medidas estratégicas, incluindo interdições viárias, ajustes na operação do transporte coletivo e divulgação de rotas alternativas para minimizar transtornos e congestionamentos.
O planejamento apresenta rotas alternativas para os coletivos que circulam sentido centro-bairros e bairros-centro no primeiro e segundo distrito da capital.
As linhas dos bairros Tancredo Neves, Alto Alegre, Mocinha Magalhães, Irineu Serra, São Francisco/Placas, Apolônio Sales/Mangueira, Wanderley Dantas, Apolônio Sales/Altamira, Circular/Morada do Sol/Tropical, e outros, terão seu trajeto temporariamente alterado para a Avenida Ceará.
Já os coletivos das linhas do Segundo Distrito, como por exemplo, Norte-Sul, Santa Maria, Vila Acre, Taquari, Liberdade, Seis de Agosto, entre outros, seguirão temporariamente pela Quarta Ponte e bairro Seis de Agosto.
Samu e hospitais
Durante o evento, o Samu estará presente com um esquema de atendimento ampliado, com ambulâncias estrategicamente posicionadas. Uma ficará disponível o tempo todo na Praça da Revolução, enquanto a base central do serviço, localizada na Rua José de Melo, contará com quatro veículos — dois de suporte básico e dois de suporte avançado. Caso haja necessidade, outras unidades poderão ser deslocados para o local.
O atendimento será focado tanto em situações traumáticas quanto clínicas, com a transferência dos pacientes para as unidades de saúde mais próximas, conforme a gravidade do caso.
“O Carnaval é sinônimo de diversão, mas também de responsabilidade. Estamos aqui para garantir a segurança e o atendimento rápido em casos de urgência. Pedimos que todos tenham cautela, que se divirtam com consciência e sigam as orientações de segurança”, destacou a coordenadora do Samu, Necila Fernandes.
Prevenção e conscientização: uso de preservativos e testagens ISTs
A prevenção também será um foco da saúde pública durante o Carnaval, com a orientação sobre o uso de preservativos e o acesso às testagens rápidas para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) estará preparado para lidar com qualquer situação emergencial, com a equipe capacitada para atender casos de trauma, observação, e urgências pediátricas.
Segurança
A PMAC mobilizará mais 120 militares para reforço diário, incluindo efetivo do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), além de 2 bases móveis e 4 viaturas. Os batalhões serão mantidos em toda a cidade durante o evento, para garantir a segurança nas áreas com maior concentração de público.
Será realizado um controle rigoroso de acesso, com revistas e identificação de pessoas armadas em colaboração com a Polícia Civil do Acre (PCAC). A Coordenadoria de Gestão de Poder de Polícia Administrativa (Cogespad) ficará responsável pela fiscalização da venda de bebidas alcoólicas.
A PCAC vai ampliar o efetivo da Delegacia de Flagrante (Defla) e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), para garantir atendimento especializado às mulheres e registro de ocorrências, e levantamentos prévios de informações em áreas estratégicas serão realizados para identificar e prevenir situações de risco.
Equipes de bombeiros estarão posicionadas em pontos estratégicos para atendimento imediato em caso de necessidade, um carro de socorro e um carro auto bomba tanque para ações de combate a incêndio e salvamento.