O secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão, apresentou durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quinta-feira (13) a nova política de desenvolvimento regional do Acre, que tem por objetivo reduzir as desigualdades socioeconômicas.
“A gente vem construindo um planejamento sólido e integrado com o conjunto de poderes e segmentos sociais. O foco nosso é expandir, modernizar a infraestrutura e a logística aos serviços básicos do estado. O Plano de Desenvolvimento Regional do Estado do Acre já faz essa previsão”, disse.
Ainda de acordo com Ricardo Brandão, o Acre, com a rota do quadrante Rondon, que liga o Acre aos portos do Peru e aos países asiáticos, via Oceano Pacífico, tem a oportunidade de alavancar ainda mais a integração regional, com a melhorias das rodovias federais, por exemplo.
“Nós estamos na porta do Brasil. Durante muito tempo, nós nos colocamos como fim de linha. E hoje, a concepção ela muda. Nós estamos no centro da América Latina e somos a porta de entrada para os países asiáticos. Temos que explorar essa realidade da melhor forma possível. Por incrível que pareça, ela é a solução para os problemas que estamos discutindo aqui hoje”, afirmou.
E acrescentou, a respeito de uma nova rota ligando o Acre a capital Lima, no Peru. “As perspectivas em direção à Lima é olhar para a BR-307 que já existe no projeto do Ministério dos Transportes. A BR-307 ela tem início lá em Marechal Thaumaturgo e termina em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Então, no projeto essa BR existe, ela já é parcialmente aberta tanto do lado do Amazonas quanto do lado acreano. A discussão agora é a gente buscar o governo federal para ver como a gente vai tratar a ampliação dessa BR no conjunto com o governo federal, porque ela é uma realidade. Ela é o acesso do Brasil ao Porto de Chancay”.