O candidato a prefeito pela Coligação Bora Rio Branco, Marcus Alexandre, participou nesta sexta-feira, 27, de um importante encontro com cooperativistas no Espaço A, localizado na Isaura Parente. O evento reuniu dirigentes e cooperados de diversas cooperativas, com o objetivo de discutir o fortalecimento do setor no município. Ao todo, o Acre conta com mais de 64 mil cooperados, sendo 62 cooperativas filiadas ao Sistema OCB nos ramos da agricultura familiar, transporte, agropecuária, agroextrativismo, saúde, crédito, trabalho, produção e bens de serviço.
Durante o evento, Marcus Alexandre recebeu a "Carta do Cooperativismo Acreano", que reúne as principais demandas do setor, incluindo incentivos à produção de bens e serviços, melhorias na infraestrutura para o setor agropecuário e apoio ao cooperativismo de crédito. A carta foi entregue por lideranças cooperativistas, que destacaram a importância de uma gestão municipal que esteja alinhada às necessidades do setor para promover crescimento econômico e inclusão social.
“Estamos apresentando aos quatro candidatos a prefeito de Rio Branco a Carta do Cooperativismo Acreano com propostas para fomentar o fortalecimento do setor. Nossa intenção é ajudar o próximo gestor a implementar políticas públicas que contribuam com o desenvolvimento econômico e social dos municípios. Essa é a contribuição do Sistema OCB e do setor cooperativista para os candidatos”, disse o presidente do Sistema OCB no Acre, Valdemiro Rocha.
No documento constam propostas para as áreas de: Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego; Inclusão Social e Distribuição de Renda; Sustentabilidade Ambiental e Mudança Climática; Educação e Formação da Juventude; Atenção Básica e Saúde de Qualidade; Gestão Pública e Serviços de Qualidade.
Perpétua Almeida, ex-deputada federal e diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), esteve presente no encontro, ao lado de candidatos a vereadores como Fábio Araújo, Thaís América, Francildo Chaves, André Kamai, Francisco Phantio, diversos presidentes de cooperativas e associações rurais. Eles reforçaram a necessidade de mais apoio do poder público para o desenvolvimento do cooperativismo no estado. Marcus Alexandre, por sua vez, assinou um termo de compromisso com o fomento e fortalecimento das cooperativas de Rio Branco, destacando que sua gestão será parceira do setor.
Joelma Brasil, presidente da Cooperpaquet lembrou do apoio que Marcus Alexandre deu ao setor em gestões passadas. "Nós precisamos de representantes como o Marcus. Eu nunca me esqueço de quando ele nos atendeu às 10 horas da noite porque arrumou um espaço na agenda pra nos receber. Precisamos de alguém que olhe por nós e pelas cooperativas, especialmente pelo nosso ramo de trabalho, que é tão discriminado", disse Joelma, ao mencionar as dificuldades enfrentadas para participar de licitações públicas.
Em seu discurso, o emedebista destacou o papel das cooperativas para a inclusão social e como geradoras de emprego e renda, e reafirmou que, se eleito, seu governo trabalhará para fortalecer o setor. "As cooperativas são um grande instrumento de inclusão social e produtiva, de emprego e renda, e terão todo o apoio necessário. Vamos fortalecer o relacionamento, aumentar o investimento e trabalhar para criar oportunidades para o setor", afirmou Marcus, que também mencionou a importância de políticas públicas voltadas para o crédito, a saúde, o transporte, a agricultura, extrativismo e a economia popular e solidária.
Além disso, Marcus Alexandre ressaltou que sua gestão irá fomentar a criação de um ambiente favorável para que as cooperativas possam crescer e gerar mais oportunidades. "Nós temos um povo sem trabalho indo embora para outros estados, pra Santa Catarina, pra João Pessoa na Paraíba. Precisamos mudar isso rapidamente. Vamos implementar políticas que fomentem o setor cooperativista, gerem oportunidades e proporcionem melhores condições de vida para os nossa gente", destacou o candidato.
Durante o encontro, os cooperativistas também expressaram suas expectativas sobre as políticas de incentivo ao setor. Entre as demandas mais urgentes estão a ampliação do acesso ao crédito e a criação de programas de apoio para a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar e do agroextrativismo. O termo de compromisso assinado por Marcus Alexandre também prevê ações específicas para os ramos da agricultura familiar, transporte, agropecuária, agroextrativismo, saúde, crédito, trabalho, produção e bens de serviço.
Ao encerrar o evento, Marcus Alexandre reforçou que as cooperativas terão papel central na sua gestão, destacando a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Rio Branco. "As cooperativas fazem parte da solução para a nossa cidade. Elas têm um papel fundamental na inclusão social e produtiva, e, como prefeito, vou garantir que tenham todo o apoio necessário para crescer e prosperar", concluiu.