..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Marina Silva defende limite para exploração de petróleo

Marina Silva defende limite para exploração de petróleo

Em entrevista ao Financial Times publicada nesta terça (26), a ministra do Meio Ambiente afirmou que o debate sobre um "teto para a exploração" precisa ocorrer

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima,  Marina Silva, afirmou que o Brasil precisa impor um "teto para a exploração de petróleo". A fala foi proferida durante entrevista para o jornal britânico Financial Times, publicada nesta terça-feira (26).

"Uma questão que terá de ser enfrentada é a questão dos limites, um teto para a exploração de petróleo", argumentou a ministra. "É um debate que não é fácil, mas que os países produtores de petróleo terão de enfrentar", disse.

A afirmação de Marina Silva ocorre semanas após o Brasil anunciar que passa a integrar, como membro associado, a Opep+, grupo de países aliados à Organização dos Países Exportadores de Petróleo. 

Na entrevista, a ministra diz que o país será incapaz de alcançar os objetivos ligados à energia renovável sem aplicar um limite. "O Brasil é um produtor de petróleo", ponderou. 

"Esse é um debate que terá que ser feito, mesmo no contexto de guerras. Estamos comprometidos com a meta de triplicar a energia renovável. Mas tudo isso não pode ser feito se não discutirmos a questão dos limites à exploração", analisou.

A posição da ministra é um ponto de divergência no governo  Lula (PT). Ao mesmo jornal, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que não havia "nenhuma contradição" no discurso diplomático sobre uma liderança mundial de energia verde, defendida por Marina e pelo ministro da Fazenda,  Fernando Haddad (PT), e as metas de petróleo e gás, além da entrada do Brasil na Opep+. 

Marina Silva complementou: “Não podemos desistir da transição energética. A segurança energética é necessária, mas também devemos pensar na transição. Ambas as coisas devem acontecer”.