..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Na TV Acre, Socorro Neri responde perguntas sobre a situação de Rio Branco

Na TV Acre, Socorro Neri responde perguntas sobre a situação de Rio Branco

Entrevistada pelo jornalista Jefson Dourado, durante o Debate da TV Acre, nesta sexta-feira, dia 27, a prefeita Socorro Neri (PSB), respondeu durante 20 minutos a várias perguntas formuladas pela produção da emissora sobre a atual situação de Rio Branco e, ainda, possível como seria um novo mandato para seguir como comandante da cidade.

No início do programa, que não contou com a presença de Tião Bocalom (Progressistas), Socorro Neri fez duas perguntas ao opositor – sem poderem ser respondidas, claro: uma se referido à postura dele sobre o ensino infantil e se ele permitiria às crianças pegarem Covid-19; outra pergunta foi sobre a manutenção ou não da passagem de ônibus a R$ 1,00 aos estudantes da cidade.

 

Leia abaixo algumas das respostas da prefeita aos temas perguntados pelo jornalista Jefson Dourado.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA – “Não é devolvendo o sistema para a gestão da prefeitura que vamos melhorar esse problema, resolvermos esse problema. Eu sou tão incomodada com essa situação como todos os outros moradores e moradoras de Rio Branco. A forma de solucionar não é privatizando, mas fazendo uma gestão compartilhada entre Estado e Prefeitura”.

FISCALIZAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19 – “Ao negar que tenha havido fiscalização durante a pandemia, aos bares, restaurantes e nas ruas, inclusive sem aplicação de multas e punições, a prefeita retrucou: “A prefeitura fiscalizou, sim, e você deve se lembrar disso. Sem a ajuda da população, não há governo algum que vai dar conta de uma situação como esta”.

VOLTA ÀS AULAS NA REDE DE ENSINO – “Nós estamos trabalhando em um plano, já, desde o início da pandemia. Estamos ofertando, à distancia, cumprindo o nosso dever com os nossos estudantes do ensino infantil e até o quinto ano do ensino fundamental da rede municipal. Nós não podemos colocar nenhuma criança em risco, nem os trabalhadores, visto que muitos são do grupo de risco, e nem deixar que as crianças levem isso para casa”.

CRIAÇÃO DE VAGAS EM CRECHES – “Esse é um problema do Brasil inteiro. Aqui em Rio Branco temos a segunda maior abrangência da região Norte, são 18% das crianças atendidas. Nós vamos melhoras, e quem me conhece, sabe. Vamos criar em 2021 870 novas vagas na rede municipal. Vamos criar também condições de fazer parcerias buscando aumentar essa oferta de cagas de creche”.

HABITAÇÃO NA CIDADE – “Recentemente o governo federal lançou um programa Casa Amarela. Na minha gestão eu entreguei 90 casas no Santo Afonso. Eu vi o quanto é importante. Nós temos condições e vamos fazer isso, de trabalhar com lotes urbanizados, onde nós podemos fazer um trabalho apoiando a moradia popular”.

MOBILIDADE URBANA – “Nós enfrentamos esse desafio de frente. Tinha ruas que nunca haviam recebido pavimentação. Só neste ano fizemos 998 pavimentações de ruas em Rio Branco. Essas ruas não estão no Centro, elas estão nos bairros da nossa cidade”.

TRANSPORTE PÚBLICO – “Nós temos que atacar também, de forma urgente, o financiamento do transporte público. Não dá para manter o financiamento da cota de quem paga a tarifa. Precisa ser renovado. Já fizemos duas etapas do que pensamos e planejamos para melhorar o transporte público de Rio Branco. Vamos também encaminhar a criação de um fundo para subsidiar o transporte coletivo”.

SITUAÇÃO DOS RAMAIS – “Nós temos tido um olhar de enfrentar os desafios, é tanto que há várias comunidades aqui de Rio Branco que receberam benefícios, melhoramentos que vão garantir mobilidade de inverno a verão. O que é evidente é que essas ações precisam ser fortalecidas, e é o que nós vamos fazer agora que a prefeitura está enxuta”.