A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou na manhã desta sexta-feira, 28, na Praça da Revolução, Centro da Capital, uma ação de encerramento do Mês da Prevenção às Doenças Crônicas. A iniciativa ofereceu diversos serviços voltados à promoção da saúde e prevenção de doenças, com destaque para o combate à obesidade, hipertensão, diabetes e cânceres como os de colo de útero e colorretal.
O evento contou com a presença do prefeito Tião Bocalom e do secretário municipal de Saúde, Renan Biths, além de profissionais da saúde que atenderam a população com exames, vacinas e orientações médicas.
Durante a ação, o titular da Semsa ressaltou a importância da prevenção e do cuidado com a atenção primária à saúde. Ele destacou o impacto da obesidade na população e a necessidade de conscientização sobre hábitos mais saudáveis.
“Nossa preocupação é com o sobrepeso e a obesidade, que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, atinge aproximadamente um quarto da população brasileira. Em Rio Branco, 23% dos moradores convivem com esse desafio. Por isso, estamos aqui oferecendo serviços e orientações para quem passa pelo centro da cidade, convidando todos a dedicarem um tempo para cuidar da saúde”, afirmou o Renan.
A programação incluiu aferição de pressão arterial, testes de glicemia, exames de ureia e creatinina, orientação nutricional, vacinação contra influenza e HPV, além de auriculoterapia.
O prefeito Tião Bocalom reforçou a necessidade da prevenção como forma de evitar doenças graves. Ele chamou a atenção para o cuidado com a saúde do homem, citando a importância do exame de próstata.
“Precisamos nos prevenir. Muitas vezes as pessoas deixam para se preocupar quando já é tarde. Os homens, por exemplo, precisam fazer o exame de próstata a partir dos 40 anos, porque, se detectado cedo, o câncer tem mais chances de cura. O mesmo vale para as vacinas, que ajudam a evitar doenças graves. Eu mesmo tomo todas as vacinas necessárias. Hoje é um dia de conscientização, e queremos lembrar a todos que é melhor prevenir do que remediar”, disse o prefeito.