..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Prefeitura de Rio Branco encerra Mês da Prevenção às Doenças Crônicas com ação na Praça da Revolução

Prefeitura de Rio Branco encerra Mês da Prevenção às Doenças Crônicas com ação na Praça da Revolução

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou na manhã desta sexta-feira, 28, na Praça da Revolução, Centro da Capital, uma ação de encerramento do Mês da Prevenção às Doenças Crônicas. A iniciativa ofereceu diversos serviços voltados à promoção da saúde e prevenção de doenças, com destaque para o combate à obesidade, hipertensão, diabetes e cânceres como os de colo de útero e colorretal.

O evento contou com a presença do prefeito Tião Bocalom e do secretário municipal de Saúde, Renan Biths, além de profissionais da saúde que atenderam a população com exames, vacinas e orientações médicas.

WhatsApp_Image_2025-03-28_at_09.22.25-3.jpeg

Durante a ação, o titular da Semsa ressaltou a importância da prevenção e do cuidado com a atenção primária à saúde. Ele destacou o impacto da obesidade na população e a necessidade de conscientização sobre hábitos mais saudáveis.

“Nossa preocupação é com o sobrepeso e a obesidade, que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, atinge aproximadamente um quarto da população brasileira. Em Rio Branco, 23% dos moradores convivem com esse desafio. Por isso, estamos aqui oferecendo serviços e orientações para quem passa pelo centro da cidade, convidando todos a dedicarem um tempo para cuidar da saúde”, afirmou o Renan.

WhatsApp_Image_2025-03-28_at_09.22.25-2.jpeg

A programação incluiu aferição de pressão arterial, testes de glicemia, exames de ureia e creatinina, orientação nutricional, vacinação contra influenza e HPV, além de auriculoterapia.

O prefeito Tião Bocalom reforçou a necessidade da prevenção como forma de evitar doenças graves. Ele chamou a atenção para o cuidado com a saúde do homem, citando a importância do exame de próstata.

WhatsApp_Image_2025-03-28_at_09.22.25.jpeg

“Precisamos nos prevenir. Muitas vezes as pessoas deixam para se preocupar quando já é tarde. Os homens, por exemplo, precisam fazer o exame de próstata a partir dos 40 anos, porque, se detectado cedo, o câncer tem mais chances de cura. O mesmo vale para as vacinas, que ajudam a evitar doenças graves. Eu mesmo tomo todas as vacinas necessárias. Hoje é um dia de conscientização, e queremos lembrar a todos que é melhor prevenir do que remediar”, disse o prefeito.

WhatsApp_Image_2025-03-28_at_09.22.24.jpeg