A concessão da BR-364 deve impactar diretamente os preços dos produtos em Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Com sete praças de pedágio ao longo dos 686,7 quilômetros concedidos, os custos do transporte podem aumentar significativamente, afetando o valor final das mercadorias nos principais centros urbanos da região.
O consórcio 4UM/Opportunity venceu o leilão realizado em 27 de fevereiro de 2025 e prevê investimentos de R$ 10,23 bilhões na rodovia. No entanto, a duplicação será feita apenas em um trecho de 113 quilômetros entre Jaru e Presidente Médici, enquanto o restante terá apenas faixas adicionais.
Essa limitação nas obras preocupa empresários e parlamentares, que temem impactos negativos na economia local.
A estimativa é que uma carreta de nove eixos pague cerca de R$ 2 mil em pedágios para percorrer a rota de ida e volta entre Vilhena e Porto Velho. Esse aumento no custo logístico tende a ser repassado aos consumidores, tornando alimentos, combustíveis e insumos industriais mais caros.
Empresários do setor agropecuário alertam que os pedágios podem reduzir a competitividade das commodities rondonienses, como soja, milho e café, além de diminuir a margem de lucro dos produtores e encarecer a produção local. Como resultado, produtos básicos para a população também podem sofrer reajustes.