..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Samir Bestene cobra ações da Prefeitura da Capital após chuvas e alerta sobre alagamentos recorrentes no Calafate e Sobral

Samir Bestene cobra ações da Prefeitura da Capital após chuvas e alerta sobre alagamentos recorrentes no Calafate e Sobral

O vereador Samir Bestene (Progressistas) voltou a cobrar providências da Prefeitura de Rio Branco em relação aos alagamentos provocados pelas fortes chuvas que atingem frequentemente a Capital. 

O parlamentar destacou na sessão desta terça-feira, 29, na Câmara Municipal de Rio Branco, a situação vivida por moradores das regiões do Calafate e da Baixada da Sobral, que ficam isoladas a cada novo temporal.

"Todas as chuvas fortes na nossa Capital deixam aquela população isolada. Quero saber quem foi o engenheiro ou fiscal que liberou aquela obra ali na região da Havan. Não precisa entender muito para ver que uma construção sobre uma galeria, inevitavelmente, causaria transtornos", afirmou Samir, ao comentar imagens exibidas no telão do plenário que mostram alagamentos na Estrada do Calafate.

O vereador criticou a ausência de medidas preventivas por parte do Executivo, lembrando que o plano de contingência precisa ir além da resposta emergencial durante as enchentes. “O plano de contingência precisa prever ações no verão, como limpeza e desobstrução de bueiros e igarapés, para evitar que a população enfrente os mesmos problemas nas próximas chuvas”, defendeu.

Samir também propôs uma agenda conjunta com órgãos como a Defesa Civil, Secretaria de Cuidados com a Cidade e Emurb, para que os vereadores acompanhem de perto o que está sendo feito e possam cobrar ações concretas.

Além disso, o parlamentar reforçou a necessidade de educação ambiental e informou que apresentou um PL que institui a Semana de Conscientização Ambiental com ênfase no descarte correto de lixo, voltado a integrar campanhas educativas com ações práticas de limpeza urbana.

“Solicitei um mutirão de limpeza dos igarapés, principalmente na Baixada da Sobral, que sofre muito com o acúmulo de resíduos. Não adianta só esperar a chuva passar. É preciso agir antes", finalizou.