..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Taxa de encarceramento no Acre está próxima de El Salvador, um dos países mais violentos

Taxa de encarceramento no Acre está próxima de El Salvador, um dos países mais violentos

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), reunidos no Boletim de Análise Político-Institucional - Dinâmicas da Violência e da Criminalidade na Macrorregião Centro-Oeste do Brasil, mostram o crescimento das taxas relacionadas à população privada de liberdade (PPL), no Acre, de 2003 a 2023.

De acordo com o estudo, o Acre tem um sistema penitenciário relativamente pequeno em termos absolutos, mas grande em relação à população total e que cresceu fortemente nas últimas décadas, em espaços marcados por dinâmicas próprias de fronteiras geográficas e econômicas.

Ainda, segundo os pesquisadores, estados de fronteira, como o Acre, Rondônia e Roraima, lideram o crescimento das taxas de pessoas presas nos 20 anos que compreendem a pesquisa.

“Uma comparação é elucidativa: a taxa nestes três estados cresceu cerca de 530 PPL/100 mil habitantes, o que é equivalente à taxa total dos Estados Unidos atualmente. Consequentemente, a taxa do Acre (862) não está muito distante do líder mundial, El Salvador, com 1.062”, afirmam Pedro Mendes Loureiro e Graham Denyer Willis.

As informações mostram também que dos 862 PPL/100 mil habitantes do estado, 45% cumpriam pena em regime fechado, em 2023. Sendo 28,4% no regime provisório e 73,3% no semiaberto. A respeito da presença de mulheres encarceradas naquele ano, o percentual do Acre alcançou 6,8%.