O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) decidiu pela impugnação da candidatura do prefeito de Envira, município localizado na divisa com o Acre, Ivon Rates da Silva ((PSD), teve seu registro de candidatura cassado devido a condenações no Tribunal de Contas da União (TCU), que resultaram em sua inelegibilidade.
A decisão foi tomada após voto de minerva da presidente do TRE-AM, desembargadora Carla Reis, que deu provimento ao recurso que pedia a cassação da candidatura. Com a medida, o tribunal determinou a realização de uma nova eleição no município.
A impugnação da candidatura de Rates foi fundamentada em processos julgados pelo TCU, que apontaram irregularidades em sua gestão anterior. A decisão do TRE-AM segue a legislação eleitoral, que prevê a inelegibilidade de candidatos condenados por órgãos colegiados em processos que envolvam irregularidades na administração pública.
Agora, com a determinação da realização de um novo pleito, o município de Envira deverá aguardar o calendário a ser definido pela Justiça Eleitoral para escolher um novo prefeito.