..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

ARTIGOS

Artigo de Opinião: O Acre contra o coronavírus

Artigo de Opinião: O Acre contra o coronavírus

Não temos tempo a perder. Essa é a hora de lutar. Precisamos nos unir, num só propósito, para conter o coronavírus! Da China para o mundo, esse vírus não está de brincadeira, e haverá muitas vítimas por onde ele passar. E no Acre, por que seria diferente? Eu garanto: não será!

O que dá mais tranquilidade é o fato de ver o governador Gladson Cameli empenhado em cuidar do Acre. Particularmente estou surpreso com a forma que o chefe do Palácio Rio Branco está conduzindo tudo. Mostrou que sabe mandar e conduzir processos, e creio que será assim até essa crise passar. Disso, não há mais dúvidas.

Gladson, lado a lado com o secretário Alysson Bestene, está dando um grande exemplo: prepara o sistema de saúde para a pior das hipóteses. E tem que ser assim. Se não chegarmos lá (e espero que não cheguemos), pelo menos vamos saber o passo a passa para se proteger de um mal tão avassalador.

Ao tempo em que alerta a população sobre os perigos do novo coronavírus, o governante progressista opera nos bastidores detalhando o que tem de ser feito para que não percamos tantas vidas, a exemplo de outros estados do país, e até de outras nações. Enganou-se que pensou que Gladson não saberia agir.

Ao anunciar a cessão gratuita de 20 leitos do Hospital Santa Juliana, a Diocese de Rio Branco também marcou ponto positivo. Ganha a Diocese –que vinha sendo criticada- mas ganha muito mais o governo, que soma os novos leitos aos 10 do Pronto-Socorro, outros 08 de Cruzeiro do Sul e mais 10 enviados pelo Ministério da Saúde. O total? 48 UTIs.

Estamos nos preparando tão bem para o futuro, que há muito tempo não se via tanta união entre oposição e situação na Assembleia Legislativa. Após um ano polêmico entre Governo e Parlamento, enfim chegou a hora de “dar as mãos” e lutar verdadeiramente pelo bem da população, sem aquela ladainha de quase sempre.

E se os deputados estão em bom clima, como não elogiar a postura da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, que sentou à mesa com Cameli – criando a curiosidade, nos bastidores, sobre uma possível aproximação partidária- e começou a mostrar o que é capaz de fazer. Digo como política, ok?

Socorro dá exemplo como gestora, como mandatária, e por que não como mulher? Centrada, só fala o que realmente deve ser dito, e não tenta manipular a mente de quem a escuta. Com o bom português, e a experiência como educadora, vai a cada momento ensinando a lição de casa aos moradores de Rio Branco. E deixa claro: cada um tem que fazer a parte que lhe cabe.

De fato, o Acre está contra o coronavírus. As autoridades falam por uma boca só, e em casa, os pais estão mandando ainda mais nos filhos. Nas ruas, é claro, alguns inconsequentes fingem que nada acontece, mas é questão de tempo o medo se achegar a essas pessoas. Ficar em casa, realmente, é o melhor caminho!

Que é triste ver o comércio em crise, não há dúvidas. Mas pior ainda é não ter dinheiro porque as portas estão fechadas, e ainda ter que bancar um funeral com a presença apenas do morto, ou de poucos familiares que toparem o risco de uma contaminação pelo novo coronavírus. E aí? É melhor correr o risco ou é melhor ficar em casa?

Essa é a hora de unir forças, pensamentos, práticas. É o momento de obedecer à lei, aos médicos e à consciência daqueles que sabem o melhor a ser feito. Não podemos esperar que o pior aconteça. Temos que trabalhar para que ele não chegue aos nossos lares, famílias e vidas. Façamos a nossa parte! Todos contra o coronavírus!

*João Renato Jácome é jornalista, gestor esportivo e membro do Programa Internacional de Voluntariado das Nações Unidas e participa de redes pela Democracia, Esporte, Meio Ambiente e Direitos Humanos.