..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

ARTIGOS

Maio Amarelo: A importância da conscientização para um trânsito de paz

Maio Amarelo: A importância da conscientização para um trânsito de paz

Estamos no Maio Amarelo, mês escolhido para chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito do mundo inteiro. Esse movimento internacional visa conscientizar a população sobre a importância da segurança para todos em qualquer situação, seja pedestre, ciclista, motociclista ou motorista.

Colocando em pauta junto com a sociedade, órgãos governamentais, sociedade civil organizada e outros, o tema da segurança viária será discutido amplamente podendo ser propagado e ganhar engajamento da população, uma vez que, o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

A realidade é que poucos prestam atenção ou dão devida importância à educação de trânsito. Mas é justo ela que traz paz e evita acidentes nas vias públicas. E assim como o tradicional ensino escolar, quanto mais cedo tivermos contato, mais cedo colocaremos em prática nossas ações no trânsito. Por isso é importante a abordagem desse tema dentro das escolas, principalmente junto às crianças.

Claro que existem leis que regulamentam e norteiam as diretrizes do trânsito, a esse conjunto chamamos de Código Nacional de Trânsito – CTB. É nele que encontramos normas de circulação e conduta para que todos possam ir e vir com segurança e sem conflitos. No entanto, o fortalecimento dessas condutas é essencial para o dia a dia no trânsito.

No Acre iniciamos o fortalecimento da Educação de Trânsito no ano de 2009, por meio do Departamento Estadual de Trânsito – Detran. Focamos em ações dentro das escolas, eventos estaduais e datas comemorativas ao tema. Para isso, foram realizadas diversas parcerias como por exemplo, igrejas, associações de ciclistas, ONGs e órgãos governamentais como a Secretaria Estadual de Educação.

Além disso, lançamos o programa Álcool Zero que tinha o objetivo de combater a mistura de bebidas alcoólicas com direção. Como o próprio slogan dizia: Se beber não dirija. Adotamos radares em pontos críticos de acidentes por excesso de velocidade. Conseguimos implantar um projeto piloto de educação para o trânsito onde o tema entrou como disciplina transversal nas escolas selecionadas pela própria Secretaria Estadual de Educação.

Com a soma desses trabalhos conseguimos alcançar um resultado positivo que foi a diminuição dos índices de acidentes de trânsito em todo Estado. Tenho certeza da importância da educação de trânsito dentro das escolas para a formação de cidadãos mais preparados e conscientes de seus deveres no trânsito, pois as crianças aprendem a ter um comportamento seguro ao utilizar as vias públicas, estejam elas de bicicleta, no carro dos pais ou a pé.

Com isso, apresentamos desde cedo aos futuros condutores a importância do respeito ao próximo para a proteção da vida, que é nosso bem maior. Assim formamos adultos responsáveis e comprometidos com a coletividade no trânsito, pois um pouco mais de atenção aliado a gentileza desarma a irritação do outro e salva vidas.

O papel do Estado é justamente promover campanhas educativas que visam conscientizar a população dos riscos no trânsito para quem não segue as normas de segurança, sejam motoristas, pedestres ou ciclistas. Infelizmente os impactos sociais dessa negligência muitas vezes são pagos com perdas de vidas.

Por isso, a importância do Maio Amarelo para que temas assim não deixem nunca de serem abordados, contribuindo para a boa formação de pedestres e motoristas mais conscientes. A sociedade é peça chave para garantir um trânsito seguro, somente com os esforços de todos é que teremos um trânsito mais pacífico e seguro.

Sawana Leite de Sá Paulo Carvalho

Advogada, especializada em Gestão de Trânsito, Gestão Administrativa e Direito Médico, Ex-Diretora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Ex-presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND) e Ex-diretora da Superintendência Municipal de Trânsito (RBTrans)