..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

ARTIGOS

Samaúma pessoas

Samaúma pessoas

Essa imponente árvore, de tronco volumoso e saliente, é tão majestosa que as comunidades tradicionais a chamam de Rainha da Floresta. Apresenta propriedades medicinais, sendo considerada, por essas populações, uma árvore sagrada, com poderes mágicos, que protege, inclusive, outras espécies, animais e vegetais, e as pessoas que vivem por perto.

De acordo com algumas lendas indígenas, pode assumir a forma humana ou de um animal, simbolizando a inter-relação homem-natureza, o equilíbrio entre os seres humanos e a conexão com os elementos da vida. A convivência com a Mãe Terra, e todos os demais seres do planeta, torna possível e necessária a aproximação e o bem viver de todos nós.

Somos capazes de convivermos com as diferenças. Tudo tem que ser pluri e, para que tenha sentido, deve ser inter, de inter-relação entre todos. É somente dessa forma que a sociedade pode avançar. O poder também precisa ser compartilhado para se chegar ao pluralismo, à democracia, à equidade e, consequentemente, à felicidade.

*Adonis Souza é pré-candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul