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ARTIGOS

Técnico em gestão pública, 16 anos de uma carreira cada vez mais essencial no Poder Executivo do Estado do Acre

Técnico em gestão pública, 16 anos de uma carreira cada vez mais essencial no Poder Executivo do Estado do Acre

Criada em 2006, a carreira de Técnico em Gestão Pública foi um marco na gestão pública do Estado, com o seu surgimento alicerçado na busca por fazer uma gestão pública cada vez mais moderna e eficiente para a execução de serviços públicos de qualidade e com melhor resultado ao cidadão e ao estado do Acre. A carreira é gerida pela Secretaria de Estado de Administração (SEAD), com atuação em diversas áreas da gestão, como patrimônio, recursos humanos, finanças, atendimento ao cidadão, meio ambiente, governadoria, cultura, etc.

A primeira turma de Técnico em Gestão Pública tomou posse durante o mês de setembro de 2007, a exatos 16 anos e durante todo esse tempo houve algumas melhorias em prol do cargo, como a aprovação do Plano de carreira (Lei 3.230/2017), trazendo significativas melhorias para seus ocupantes. O ingresso na primeira turma (2007) contou com profissionais com variados conhecimentos e experiências. A segunda turma tomou posse no ano de 2010. Atualmente mais de 180 servidores estão em exercício.

O cargo de Técnico em Gestão Pública tornou-se também em carreira de estado no ano de 2022 (Lei 3.920/2022), um avanço importante, pois com isso se inicia um processo de reconhecimento da contribuição específica desse cargo na gestão pública acreana, muito ligado à continuidade das políticas públicas setoriais, considerando que esta carreira atua em quase todos os órgãos da administração direta e indireta e praticamente em todos os municípios acreanos, nos seus escritórios de representação do poder executivo.

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Diante dessa importância, o Sindicato dos Técnicos em Gestão Pública e dos Gestores de Políticas Públicas do Estado do Acre (SINTEGESP) vem lutando constantemente pelas melhorias dessa carreira tão precisa para a consecução das políticas públicas estaduais. Pautas ainda precisam avançar neste contexto com bandeiras de luta importantes para a carreira.

.Para ingressar na carreira é necessário apenas o nível médio, porém em sua grande maioria quem ocupa atualmente o cargo possui nível superior e em alguns são pós-graduados. Diante disso foi protocolado junto a equipe do governo que para ingressar no cargo seja exigido nível superior e os ocupantes do cargo atual também sejam beneficiados com tal medida, passando para nível superior, representando uma luta atual da carreira, segundo Roberto Alves, atual representante da categoria no SINTEGESP.

O representante ainda apresentou uma outra pauta secundária aprovada em assembleia geral e que se refere à indexação do vencimento salarial do Técnico com o equivalente a 60% do ganho do cargo de Gestor de Políticas Públicas, além da busca pela concessão do Prêmio Anual de Valorização, sendo a única carreira criada no ano de 2006 que ainda não possui tal benefício. Outro pleito de destaque é a incorporação da Gratificação de Atividade de Gestão (GAG), importante luta especialmente para os técnicos que estão se preparando para a aposentadoria com todos os requisitos necessários.

Roberto finaliza pedindo a união e apoio dos técnicos para poderem avançar nas demandas da carreira, frisando sempre da importância desse cargo para o governo do estado. Somos importantes tal qual outras carreiras que já conseguiram efetivar grandes melhorias, mas, precisamos que o governo do estado inicie uma real tratativa dos pleitos, vendo o que é possível de avançar, até mesmo sem onerar o gasto estatal com pessoal.

*Artigo escrito por Roberto Alves do Nascimento, Técnico em Gestão Pública e atual vice-presidente do SINTEGESP