Um fato inusitado aconteceu na tarde da última quinta-feira (17).
Uma seguidora prestou queixa criminal em uma delegacia, contra uma loja de celulares e ainda citou influenciadoras a irem se explicar na unidade de segurança, já que a indicação de compra veio através de postagens nas redes sociais.
O prejuízo chega a R$ 9.000 (Nove Mil Reais), feito pela compra de um MacBook que não foi entregue no prazo combinado entre lojista e cliente.
“Esse e o resultado de confiar em algumas indicações de Influencer’s… lesada de todas as maneiras, inclusive, financeiramente” escreveu a internauta.
(Confira o boletim de ocorrência)
O advogado Diego Albuquerque diz que a conduta da internauta foi acertiva.
“A internauta vítima do dano, fez certo ao procurar autoridade polícia e registrar Boletim de Ocorrência, pois assim pede as devidas providências, uma vez que caberá a polícia, verificar a existência de conduta ilícita (tal como estelionato).
Em relação as influencers, vale dizer que elas atuaram na propaganda, o que é uma atividade comercial, uma atividade que envolve relação de consumo
Assim, como previsto no CDC (Código de Defesa do Consumidor), eventualmente elas podem vir a responder pelos danos causados aos consumidores lesados.
Conforme parágrafo único do art. 7º e o parágrafo primeiro do art. 25, ambos do Código de Defesa do Consumidor.
Explicou o advogado Diego Albuquerque para a equipe da coluna Venenosa.