Umbilicalmente ligado a Acisa, o agora ex-presidente da entidade e vice na chapa do candidato à prefeitura de Rio Branco, Minoru Kinpara, o empresário Celestino Bento, não conseguiu movimentar a associação a favor da candidatura tucana como se esperava.
Celestino, aliás, foi obrigado a deixar a presidência da Acisa pelo colegiado. A entidade tem por tradição se manter alheia a cores partidárias, embora cada um de seus membros tenha suas preferências, o que é natural para qualquer cidadão.
A entidade já se antecipou e promoveu reuniões para ouvir as propostas de gestão de Socorro Neri, Roberto Duarte, Minoru Kinpara e Tião Bocalom. Faltam ainda Jarbas Soster e Jamyl Asfury.
Nos corredores da associação corre a informação de que os discursos de Roberto Duarte e Bocalom soam melhor aos ouvidos do meio empresarial por causa do antiesquerdismo e a postura liberal dos candidatos.
A prefeitura tem importante papel na vida do empresário. Afinal é pelo Município que é liberada a parte burocrática para o funcionamento da empresa.