Uma reunião na tarde desta quinta-feira (12) na sede do PP deve ser decisiva para a disputa da presidência da Câmara Municipal de Rio Branco. O partido tem dois candidatos: Elzinha Mendonça e Samir Bestene. Dirigentes da agremiação acreditam em unidade.
O União Brasil também está na disputa com o vereador eleito Joabe Lira. O ainda secretário de Cuidados com a Cidade confia no apoio de Tião Bocalom, de quem é amigo, para emplacar seu nome. Por outro lado, o fato de ser umbilicalmente ligado ao prefeito pode ser um problema. A maioria dos vereadores teme que com Joabe no comando a Câmara vire uma antessala da prefeitura, uma espécie de puxadinho do Executivo.
Ao Papo Informal da semana, Joabe disse que já conversou com o prefeito sobre sua intenção de ser presidente do Legislativo municipal.
“Converso com ele sobre a minha candidatura. Olha, eu sou muito próximo do prefeito, então com certeza ele vê a nossa candidatura com bons olhos. Já mostrei como secretário que eu sou um bom gestor, que está perto da população e trabalhando em conjunto com quem está comigo. Essa candidatura é vista com bons olhos por ele [o prefeito] e também por outros vereadores.”
Bloquinho
Formado pelos vereadores Leôncio Castro e Márcio Mustafá, do PSDB; João Paulo Silva, do Podemos; Zé Lopes (Republicanos); e Moacir Junior (Solidariedade), o chamado “bloquinho” negocia com os candidatos um espaço na mesa diretora e deve emplacar a vice-presidente da Casa.
Os cinco vereadores já se reuniram com Joabe Lira. Um deles disse reservadamente ao Blog da Hora que a conversa não avançou e o vereador eleito parece estar confiando na unção de Bocalom para virar presidente.
O bloquinho tem reunião marcada com Samir Bestene nesta sexta-feira e deve conversar também com Elzinha Mendonça.