A vitória de Donald Trump contra a democrata Kamala Harris nas eleições presidenciais dos Estados Unidos tem reflexos na política brasileira, acredita o senador Márcio Bittar (União), fã do republicano.
Para o senador, a vitória de Trump representa uma derrota para Lula e a esquerda brasileira, e aumenta a pressão para dar ao ex-presidente Jair Bolsonaro condições de disputar as eleições de 2026.
“Isso tem efeito no mundo inteiro e obviamente aqui no Brasil. No nosso país nós temos vitoriosos e derrotados com a eleição norte-americana. Quem é que perde no Brasil? Perde o PT, o Lula e os seus aliados. Quem é que ganha no Brasil? O presidente Jair Bolsonaro e os seus aliados. A vitória de Donald Trump nos Estados Unidos vai ser agora um impulso para aumentar no Brasil a pressão para devolver ao presidente Jair Bolsonaro os seus direitos políticos. Ou o TSE reformando a sua decisão ou o Congresso Nacional anistiando não só os presos políticos do dia 8 de janeiro, mas também o presidente Jair Bolsonaro. Portanto, no Brasil quem ganha fôlego com a eleição norte-americana é o presidente Jair Bolsonaro”, diz Bittar.