Lixo em luxo. Assim o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, se refere ao seu projeto de transformar resíduos em energia.
À imprensa, Bocalom disse, na manhã desta segunda-feira (13) na sede da Amac, entidade por ele presidida, que sonha em ter a capital do Acre executando um projeto de energia renovável. A declaração do prefeito foi dada momentos antes da reunião com a bancada acreana e prefeitos sobre a construção de aterros sanitários no Acre.
Semana passada, Bocalom visitou a
Orizon VR, empresa de tratamento e valorização de resíduos em Paulínia, São Paulo, e conheceu o processo de transformação do lixo em energia.
“Rio Branco graças a Deus já tem a sua destinação final encaminhada, inclusive nós estamos encaminhando agora um passo à frente, ou seja, transformar o lixo em energia elétrica. É coisa que a gente já vem discutindo desde 2021. Tivemos lá em Uberlândia vendo uma planta dessa e agora estivemos em Paulínia (São Paulo) vendo outra planta dessa onde se gera a partir de Campinas mais de 20 megawatts de energia elétrica. É transformar o lixo em luxo. No momento em que você pega o lixo e transforma em energia elétrica, você transforma em dinheiro”, afirmou.