Mailza Assis está frenética de olho em 2026. Usa a estrutura que tem, e é óbvio, em sua pré-campanha rumo ao Palácio Rio Branco.
A vice-governadora parece, enfim, que encontrou um fio que a conduz à disputa. Se vai ou não ter seu nome na cota dos favoritos, somente o tempo dirá. Em política tudo muda em segundos. Nada é estático. É um mundo de Heráclito em movimento.
O caminho da vice parece ter mudado quando ela nomeou o ex-deputado federal Henrique Afonso como seu chefe de gabinete.
Henrique, apesar da carreira contraditória passando por uma embiricica de partidos, do PCdoB ao PSDB, conhece a condução que leva ao poder.
Nos últimos dias, Mailza intensificou seu movimento. Primeiro literalmente com uma caminhada no Parque Ipê ao lado de secretários, assessores e parlamentares, um grupo seleto da estrutura de governo.
Depois, Mailza pegou a estrada. Acompanhada do noivo, Madson Cameli, a vice foi ao réveillon em Cruzeiro do Sul. Nos mais de 600 quilômetros até o Juruá, ela parou nas cidades para fazer política. Tirou fotos em Sena Madureira com o prefeito Gerlen Diniz; em Manuel Urbano com Toscano; em Feijó com Railson; e em Tarauacá esteve ao lado da vice-prefeita eleita Marilete Vitorino.
Em todas as paradas posou para fotos com os anfitriões e postou nas redes. Mailza já está em campanha. E é a aposta do governo e de seus articuladores.