O requerimento de urgência para o projeto de lei que anistia condenados pelos atos de 8 de janeiro foi protocolado nesta segunda-feira (14) com apoio de cinco partidos do centrão que têm cargos na Esplanada dos Ministérios. Esse grupo soma 146 deputados.
Dentre as assinaturas, 40 são do União Brasil; 35 do PP; 28 do Republicanos; 23 do PSD; e 20 do MDB. Proporcionalmente, os partidos que mais deram apoio em relação ao total de seus integrantes foram o PP (72,92% da bancada) e o União Brasil (67,8%).
Dos oito deputados federais do Acre, cinco, até agora, assinaram o documento: Coronel Ulysses e Eduardo Velloso, ambos do União Brasil; Roberto Duarte (Republicanos-AC); Zezinho Barbary e José Adriano, os dois do PP.
Antônia Lúcia (Republicanos), Meire Serafim (UB) e Socorro Neri (PP) não assinaram.
O atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Paulo Azi (União-BA), também foi favorável ao requerimento. O colegiado é o mais importante da Casa e por onde devem passar propostas prioritárias para o governo.
Entre os signatários, está o líder do PP na Câmara, Luizinho (RJ), que viajou com o presidente da República para a Ásia em março.