O senador Sérgio Petecão já decidiu que vai votar a favor da indicação de Flávio Dino para o STF. Ao Blog da Hora na manhã deste sábado (2), Petecão lembrou sua proximidade com o ministro da Justiça ao declarar:
“Ele é altamente capacitado para o cargo. Já fui deputado federal com ele.
Como é que eu não vou votar no Dino?”.
O PSD, partido do senador acreano, deve se reunir no dia 12 de dezembro, um dia antes da sabatina de Flávio Dino na CCJ do Senado, para deliberar sobre o voto de sua bancada no ministro.
O Planalto e a base governista acreditam que Dino receba mais de 50 votos no Plenário. São necessários 41 para garantir a aprovação.
Os outros dois senadores do Acre, Alan Rick e Márcio Bittar, ambos do União Brasil e declaradamente bolsonaristas, são contra a indicação.
Petecão e Dino
Sérgio Petecão é presidente da Comissão de Segurança no Senado. Em maio deste ano, o parlamentar trouxe Flávio Dino ao Acre para um seminário em Brasileia sobre segurança nas fronteiras. O senador acreano chegou ao evento acompanhado do ministro, com quem mostrou possuir boa relação.
Ao Blog da Hora, Petecão disse que Dino reúne credenciais para o cargo de ministro do STF ao lembrar a atuação dele como juiz federal, função que exerceu de 1994 a 2006.
O próximo ministro do STF vai ocupar o lugar de Rosa Weber, que deixou a Corte em 30 de setembro.