..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Blog da Hora | Com Luciano Tavares

Dá para entender? Estado quer evitar aglomeração, prefeitura decide pelo retorno às aulas

Dá para entender? Estado quer evitar aglomeração, prefeitura decide pelo retorno às aulas

Rio Branco vive um paradoxo, alguma coisa minimamente esquisita. Enquanto a prefeitura decide pelo retorno às escolas de alunos do 5º ano, o governo do Estado impõe regras, via decreto publicado no Diário Oficial, proibindo qualquer tipo de aglomeração, das 22h às 6h, fechando estabelecimentos de serviços não essenciais.

A medida tem por objetivo acabar com qualquer ajuntamento, seja na esquina da rua, na praça, na quadra de futebol, bar ou lanchonete, e consequentemente reduzir os riscos de contaminação por covid-19 e a eventual superlotação dos hospitais com pacientes infectados pelo vírus.

O governo espera que o decreto ajude a diminuir o crescimento da doença no Acre para que o estado não sofra à semelhança do Amazonas, Rondônia e interior do Pará, onde há falta de UTI's.

Mas se o Estado tem por objetivo impor regra para evitar qualquer tipo de ajuntamento, a prefeitura não. Ao contrário. A Secretaria Municipal de Educação decidiu pelo retorno de 1, 8 mil alunos à sala de aula. Todo mundo em ambiente fechado.

"Há uma cobrança da sociedade, dos pais e a criança tem a necessidade para ir à escola. Estamos tomando todas as providências possíveis para darmos início, a partir do dia 1º de fevereiro com a semana pedagógica, e nas escolas dia 8 de fevereiro", disse a secretária Nabiha Bestene quando fez o anúncio.

O decreto vale até o dia 25 de fevereiro. As aulas começam no dia 8 do mês do carnaval.