Em uma campanha política o sucesso de qualquer candidatura majoritária passa pelas mãos dos conselheiros e marqueteiros. São eles, afinal, que transformam um candidato mal-humorado num poço de simpatia, um sujeito tímido em um tagarela carregado de sorrisos largos, um político raso em alguém cheio de frases de efeito e convincentes com pitadas de filosofia e sociologia.
Marcus Alexandre, candidato do MDB à prefeitura de Rio Branco, tem os seus. Algumas de suas decisões passam pelo conselho de aliados, como o ex-deputado federal Flaviano Melo, presidente da executiva do MDB e seu coordenador de campanha, João Correia e Thor Dantas (coordenadores do Plano de Governo) e pelo senador Sérgio Petecão (PSD).
A cúpula de conselheiros do emedebista tem também a participação do marketing da campanha, que é de responsabilidade da Estúdio 7, comandada por Paulo Henrique e Silvio Antônio.
O senador Marcio Bittar (UB) é o principal conselheiro da campanha de Tião Bocalom, candidato à reeleição pelo PL.
O prefeito, que tem a fama de ouvir pouco, parece mais flexível. Pessoas próximas a ele testemunham sobre um Bocalom menos “turrão” e mais maleável. Não à toa, o candidato pede sugestões e conselhos ao coordenador de sua campanha, Rennan Biths, e também costuma ouvir os jornalistas Ailton Oliveira e Ton Lindoso, ambos da comunicação, e os marqueteiros Zé Américo e Márcio Miranda.
A pegada jovem e irônica de Emerson Jarude (Novo) nas redes sociais possui as digitais do jornalista Thalis Gutierrez, assessor de imprensa do deputado estadual e candidato.
Também conhecido como “editor”, Thalis é uma espécie de mago virtual de Jarude. Além de ouvir Gutierrez, o candidato do Novo também se cerca dos conselhos de Wille Viana, seu “faz tudo”.
A cúpula de conselheiros de Jenilson Leite também é caseira. O candidato do PSB tem ao seu lado o ex-vice-governador Cesar Messias, presidente do partido, a quem costuma ouvir antes de tomar algumas de suas decisões importantes.
Também fazem parte de seu grupo de conselheiros, a ex-vereadora Jaciara Rodrigues, coordenadora de campanha de Jenilson, e a consultora de marketing político Renata Oliveira.