..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Blog da Hora | Com Luciano Tavares

Emedebistas dizem reservadamente que não querem Marfisa vice de Marcus Alexandre e citam ao menos três motivos; saiba quais

Emedebistas dizem reservadamente que não querem Marfisa vice de Marcus Alexandre e citam ao menos três motivos; saiba quais

Petecão insiste em querer Marfisa, sua esposa, como vice de Marcus Alexandre, pré-candidato do MDB à prefeitura de Rio Branco, mas há uma enorme resistência ao nome da indicada do senador entre emedebistas e pessoas próximas a Marcus.

O senador, que é presidente da executiva estadual do PSD, argumenta que a única forma de ele ajudar a candidatura majoritária com recursos financeiros é tendo sua esposa na chapa majoritária. Isso também seria, segundo ele, um incentivo para sua barulhenta militância ir às ruas pedir votos para Marcus.

Ocorre que nem esses aparentes atrativos convencem a cúpula do Glorioso. Por quê? Eis abaixo três das principais razões para a rejeição ao nome de Marfisa Galvão no MDB e no entorno de Marcus Alexandre:

1º Brigas com Bocalom e ser vice do atual prefeito

Atual vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão coleciona polêmicas e contendas com o prefeito Tião Bocalom e alguns secretários, entre eles o chefe da Casa Civil, Valtim José, a quem ameaçou de exoneração quando esteve como prefeita em exercício.

No MDB, as brigas com o prefeito não são bem vistas, embora sirvam como discurso anti-Bocalom. Mas apenas para isso. Marfisa protagonizou embates públicos com declarações contra o prefeito, teve indicados exonerados e virou sua adversária dentro da prefeitura.

Analistas da mesa azul, aquela localizada na sala de fofocas e reuniões da sede do MDB, enxergam que Marfisa, por ser vice, é coparticipante dos erros da atual gestão municipal, o que enfraqueceria qualquer discurso de oposição na eleição contra Bocalom e sua administração.

2º Atuação na ocupação Terra Prometida

A atuação da vice-prefeita durante a retirada das famílias da ocupação Terra Prometida, área do Estado do Acre entre a Estrada Irineu Serra e o bairro Defesa Civil, ano passado, é reprovada entre emedebistas.

Marfisa passou dias no local realizando trabalhos de assistência social e também se envolveu em uma confusão, conforme vídeos espalhados nas redes sociais e publicado na imprensa. Segundo policiais que estavam no local, a gestora chegou causando tumulto e incitou a população a ir para cima dos oficiais de Justiça e policiais durante o segundo dia de desapropriação da terra. Com a confusão, Marfisa foi convidada pela polícia a sair do local para não causar mais tumulto. Não houve prisão.

3º Coleção de polêmicas

Vídeos em que a vice-prefeita aparece xingando um militante do PSD na Tenda Amarela após a derrota de Petecão nas eleições de 2022, postagens polêmicas nas redes sociais, Tik Tok, Facebook e Instagram também integram a lista do desgaste contabilizado pelo MDB.