..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Blog da Hora | Com Luciano Tavares

Gladson vetou reabertura dos templos e projeto vai retornar a Aleac após publicação no DOE

Gladson vetou reabertura dos templos e projeto vai retornar a Aleac após publicação no DOE

O governador Gladson Cameli já assinou o veto ao projeto de lei aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa na quarta-feira (3) que pede a reabertura de templos religiosos com limite de público de 30%.

O veto do governador passa a valer após publicação no Diário Oficial, o que deve ocorrer só na terça-feira (16) depois do feriado prolongado. Após esse trâmite, o projeto retorna a Assembleia Legislativa que decide se mantém ou derruba o veto do governador.

Gladson chegou a falar em sancionar a reabertura das igrejas, porém recebeu de procuradores do Estado a informação sobre o risco de o projeto ser tornado nulo pela Justiça.

Pesou também a repercussão negativa na opinião pública, inclusive em boa parte dos segmentos evangélicos e católicos, e, ainda, uma recomendação do Ministério Público Federal sobre o risco do retorno das reuniões religiosas em espaços fechados no momento em que o casos de Covid-19 com mortes não param de crescer no Acre.

Os espaços religiosos destinados a cultos e missas estão impedidos por decreto de receberem reuniões de pessoas desde março passado por causa da pandemia de Covid-19.

Covid no Acre

O Acre registrou 289 novos casos de Covid-19 em um dia, entre esta terça e quarta-feira. Por isso houve um aumento de casos da doença de 8.457 para 8.746.

Até o momento, conforme dados do Departamento de vigilância em Saúde da Sesacre, o Acre registra 19.217 notificações de infecção por coronavírus, sendo 10.595 descartados. Desses, 345 seguem aguardando análise laboratorial. Ainda, 4.612 pessoas tiveram alta médica da doença e 147 estão internados com resultado positivo para coronavírus.

O Acre também registrou 14 novos óbitos e número de mortes pela doença subiu de ,223 para 237. Dez são de pessoas do sexo masculino e quatro do sexo feminino. Três são de municípios do interior do estado: um de Capixaba, um de Epitaciolândia e outro de Sena Madureira. Os demais são da capital, Rio Branco.