Há pouco mais de 20 dias, o presidente do União Brasil, deputado federal Luciano Bivar (PE) disse ter interesse em uma aliança com Lula. Agora, é o presidente eleito quem manifesta desejo em ter o União Brasil em sua base.
Lula se encontrou com o líder do UB na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), e com o senador Davi Alcolumbre (AP), peça-chave na tramitação da Proposta de Emenda à Constituição apresentada pelo governo eleito para garantir o Bolsa Família de R$ 600, e falou sobre a aliança.
Na semana passada, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, já haviam discutido a possibilidade de um acordo. A legenda cobra a manutenção do seu espaço na Mesa Diretora da Câmara no próximo biênio e, depois, no final do governo Lula, quer o apoio do PT para disputar a presidência da Câmara dos Deputados.
O União Brasil no Acre tem três deputados federais: Coronel Ulysses Araújo, Meire Serafim e Eduardo Velloso. E dois senadores: Alan Rick e Marcio Bittar. Todos eles ainda bolsonaristas. Alan e Bittar já disseram que vão se manter oposição ao PT.