A reunião na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac) entre prefeitos e a bancada federal nesta sexta-feira (5), à tarde, foi de reencontros.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e a deputada federal Socorro Neri, ex-prefeita da capital, adversários declarados, trocaram abraços com sorrisos, coisa raríssima entre ambos.
Tião Bocalom e Socorro são adversários, apesar de serem filiados no mesmo partido, o PP. Eles se enfrentaram nas urnas em 2020. Socorro era a prefeita da capital à época. Bocalom venceu o pleito.
Depois que virou prefeito, Bocalom proferiu críticas e acusações contra sua antecessora. Neri também já cutucou a administração de Bocalom. Durante o programa Conversa Franca, do jornalista Willamis França, a deputada criticou o fato de a prefeitura não ter licitado uma obra sequer em dois anos.
Reencontro entre Bocalom e Petecão
O senador Sérgio Petecão e o prefeito Tião Bocalom se reencontram pela primeira vez duas semanas após o rompimento político entre ambos. Os dois, porém, se cumprimentaram com acenos à distância. Sequer trocaram aperto de mãos ou abraços, como faziam quando eram aliado.
Petecão chegou após o início da reunião e foi convidado por Bocalom, que coordenava o evento, como presidente da Associação dos Municípios do Acre, para compor a mesa.
“Senador Petecão, por favor... Seja bem-vindo, senador”, disse o prefeito.
O senador respondeu: “Obrigado, prefeito”.
Petecão saiu antes de encerrar o encontro justificando que teria que participar de um evento político.
O pedido de Alan aos prefeitos
O coordenador da Bancada Federal do Acre, senador Alan Rick (União/AC) chamou a atenção para a necessidade de as prefeituras enviarem os projetos para aproveitamento das emendas indicadas via Calha Norte.
"Há R$ 97 milhões em convênios do Calha Norte aguardando projetos de engenharia para o início de obras para as quais os recursos foram indicados. Esse levantamento é do final de Abril. Por isso fiz esse apelo aos gestores municipais para que esse dinheiro seja convertido em obras que beneficiem nossa população. Disse pela manhã na reunião com o governo e repeti aqui que não podemos perder recursos" - disse o senador.
Alan citou ações da bancada junto ao governo federal como os pedidos de reconstrução e recuperação
imediata das BR’s 364 e 317, construção de aterros sanitários, ações de assistência aos municípios atingidos pelas enchentes e enxurradas, habitação, carência de voos e preços das passagens aéreas e viabilização de cirurgias de alta complexidade.
Em outubro deste ano, deputados e senadores indicam, ao todo, mais R$ 718 milhões em emendas para governo e prefeituras investirem no estado e nos municípios. "Por isso esse momento de alinharmos as demandas é tão importante. Meu gabinete também está de portas abertas para receber os projetos para as novas indicações" - completou Alan.
Os prefeitos agradeceram a iniciativa da Bancada Federal em provocar o encontro. "Parabenizo o coordenador da Bancada pela iniciativa. Precisamos disso mais vezes. Sugiro que pelo menos a cada 3 meses possamos realizar um encontro como esse." - declarou o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia.