..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Blog da Hora | Com Luciano Tavares

Petecão alerta que política bolsonarista no setor de meio ambiente do Acre pode fechar portas em Brasília

Petecão alerta que política bolsonarista no setor de meio ambiente do Acre pode fechar portas em Brasília

Ao se reunir com o governador Gladson Cameli e alguns dos principais secretários de Estado do Acre, entre eles o chefe da Casa Civil, Jhonatan Donadoni, e o secretário de Governo, Alysson Bestene, o senador Sérgio Petecão (PSD) alertou os gestores sobre a importância do alinhamento do governo do Acre com a política ambiental do governo Lula, bem diferente da adotada por Jair Bolsonaro.

Petecão acredita que o Acre tem muito a ganhar com o Fundo Amazônia, iniciativa criada com o objetivo de financiar ações de redução de emissões provenientes da degradação florestal e do desmatamento. O fundo é abastecido com recursos de doações internacionais. Os governos de Alemanha e Noruega respondem, juntos, por mais de 99% dos depósitos. Em dez anos (2009 a 2018), o fundo aplicou mais de R$ 1 bilhão em 103 projetos de órgãos públicos e organizações não-governamentais. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) administra os recursos e aprova os projetos.

O senador está preocupado, porém, com o fato de a gestão ambiental do Acre ter ainda as digitais do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, e quer sugerir mudanças na política ambiental do Estado.

Ele tem ouvido de pessoas próximas à ministra do Meio Ambiente, a acreana Marina Silva, que o governo não irá apoiar gestores ligados à política ambiental bolsonarista.