..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Blog da Hora | Com Luciano Tavares

Rede “esquece” JV, admite “voto casado com outros candidatos” e quer nome próprio ao Senado com apoio de Marina

Rede “esquece” JV, admite “voto casado com outros candidatos” e quer nome próprio ao Senado com apoio de Marina

O porta-voz da Rede Sustentabilidade no Acre, Inácio Moreira, só tem convicção de uma coisa para 2026: seu partido precisa disputar o pleito no campo majoritário. Não à toa, ele põe seu nome à disposição para disputar uma das duas vagas ao Senado. Detalhe: Inácio está aberto a diálogos, conversas com outros partidos de esquerda e centro-esquerda, não necessariamente o PT de Jorge Viana, para uma composição.

“Nós entendemos que a população merece um leque de nomes para de forma democrática decidir em quem votar com base em propostas. A nossa Federação decidiu lançar um nome só para o Senado, embora em 2026 a eleição seja de dois candidatos ao Senado, portanto essa nossa estratégia permite ter voto casado com outros candidatos.”

Professor da rede pública de ensino e com passagem por diferentes setores do governo quando o Estado era comandado pela extinta Frente Popular, Inácio tem uma leitura programática, como ele mesmo costuma repetir, sobre um governo minimamente ideal.

“O Acre precisa de um governo comprometido com o futuro, simples, mas com muito zelo pelo ambiente que vivemos. A candidatura ao Senado não depende de chapa. São os dois mais votados que se elegem, a população gosta deste modelo. Estou animado, sempre balancei bandeira e votei de dois em dois anos em algum candidato, agora estou como opção para ser votado. Uma pessoa comum, morador do bairro das Placas que sofre com a falta d'água, que frequenta os supermercados, a igreja, o campo de futebol, portanto uma candidatura que vai falar e propor coisas do dia-a-dia dos meus, da minha comunidade, dos acreanos de pé rachado”, acrescenta.

Sobre o apoio de sua amiga Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, o professor acredita que o nome maior da Rede terá enorme importância no processo de escolha do futuro do partido no Acre.

“A Marina Silva tem uma história de vida de superação, com muita clareza da importância de cuidar de tudo que Deus nos deu de graça pra gente explorar com muito zelo, sempre observando que temos que deixar para as próximas gerações, um mundo em harmonia entre a natureza, os animais e os seres humanos, ou seja, o tão sonhado paraíso que está em todas as Bíblias das diferentes matrizes religiosas.”