..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Blog da Hora | Com Luciano Tavares

Salada ideológica: gurus de Marcus Alexandre tentam apagar passado petista do pré-candidato anunciando aliança com partido bolsonarista

Salada ideológica: gurus de Marcus Alexandre tentam apagar passado petista do pré-candidato anunciando aliança com partido bolsonarista

Articuladores políticos da campanha do emedebista Marcus Alexandre, alguns dos quais conhecidos como cabeças brancas, definição para um grupo de gurus do MDB, tentam dar à pré-candidatura do ex-petista uma cara de centrismo com um mais novo tempero: o direitismo bolsonarista radical com um viés religioso do PRD, sigla que acaba de anunciar em Rio Branco por meio de seu dirigentes adesão ao nome de Marcus.

O PRD (Partido da Renovação Democrática) nasceu da fusão de PTB e Patriota, duas agremiações ultradireitistas. A nova sigla aliada a Marcus é de espectro de extrema direita nacionalista carregada de bolsonarismo religioso. É aquela galera que gosta de ir para a frente de quartéis gritar por um mito e depredar prédios públicos.

Quando espalhou a informação de que Marcus Alexandre se aliara ao PRD, os influencers digitais do MDB fizeram questão de destacar que o partido é de direita e carrega consigo o 25, curiosamente o número que era usado pelo antigo Partido da Frente Liberal (PFL), que depois virou Democratas, agremiação que, a partir da fusão com o PSL, virou União Brasil.

O PRD ingressa em um uma aliança de partidos chamada por seus integrantes de “frente ampla”. Esse grupo, que reúne MDB, PT, PCdoB, PSOL, PV e Rede, um máximo de dois partidos grandes e o resto nanicos, com o ingresso da nova sigla, virou uma espécie de salada mista ideológica que junta lulistas, marinistas, comunistas, socialistas, bolsonaristas e conservadores na convergência pelo poder.