Sem candidatura institucional há um bom tempo, a Assembleia de Deus no 1º Distrito de Rio Branco, que já teve representantes como Jonas Costa e Jessé Santiago (in memorian) na Câmara de Vereadores, e Helder Paiva na Assembleia Legislativa, tem entre seus membros candidatos não oficiais, espécie de candidaturas avulsas dentro da instituição à Câmara Municipal. O mais famoso entre eles é um velho conhecido das urnas. Trata-se de Ismael Muniz, hoje candidato pelo DEM, que já tentou vida no parlamento ao se candidatar a vereador pelo PT, e nas últimas eleições, em 2018, pelo PRP, atual Patriota, obteve 1.932 votos ao disputar uma vaga de deputado estadual. Em 2015, Ismael assumiu a vaga do então vereador Marcelo Macêdo, que deixou a Câmara para virar secretário de Finanças da prefeitura da Capital.
Agora no Democratas, campo ideológico completamente oposto ao daquele vivido por ele em seu início de carreira no PT, Muniz tem apoio de figurinhas do meio político como Edi Celular e Francineudo Costa, presidente do Ieptec, além de alguns de seus irmãos de fé, entre eles líderes assembleianos.
Elias Macedo é outro nome badalado no meio assembleiano que tenta chegar ao parlamento municipal por meio do voto crente. Não é a primeira vez que Macedo é candidato. Nas eleições de 2016, ele tentou virar vereador pelo PSD e obteve 1.108 votos. Não foi eleito. Agora, é candidato pelo PSDB. A última atividade política de Elias foi na Assembleia Legislativa assessorando o presidente da Casa, Nicolau Júnior (PP), de quem ele aguarda ajuda para as eleições municipais.
Macedo também tem um histórico de campanhas para o ex-deputado Helder Paiva. Helder, aliás, resolveu testar sua validade nas urnas neste ano. É candidato pelo Democracia Cristã. Deve ter votos no meio evangélico, especialmente entre a velha guarda.
Outro membro da igreja que também quer virar vereador é Alex Souza. Calouro no meio, ele é candidato pelo PSDB e tem o apoio do deputado estadual Cadmiel Bonfim, presbítero da Assembleia de Deus e sargento da Polícia Militar do Acre. O jovem candidato tem ainda o notável apoio do pastor Luzivan Aguiar, advogado e assessor de Cadmiel.
Alex chegou a assessorar o ex-vereador Laércio da Farmácia e fez campanha para tentar eleger o professor Henrique Afonso a deputado federal em 2018.