O governador Gladson Cameli assinou na tarde desta quinta-feira (13), na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac), um convênio que prevê o repasse do governo por meio do Deracre de 840 mil toneladas de asfalto às 22 prefeituras. O investimento é no valor de R$ 5 milhões.
Para Rio Branco, o Estado vai repassar 2, 7 mil toneladas de asfalto, que servirão para a pavimentação do parque industrial da capital, anunciou a prefeita Socorro Neri. Na capital, o valor do investimento é de R$ 1, 6 milhão. A Emurb será a responsável pelo serviço.
Seguindo a linha adotada desde o início de seu governo de que os municípios, as instituições e as pessoas são mais importantes do que as cores partidárias, Cameli disse não ter dúvidas de que seu afastamento do PP acabou lhe deixando mais livre para estabelecer parcerias com todas a prefeituras.
De olho na reeleição
O convênio não deixa de ser um bom empurrão do governo para os prefeitos melhorarem a imagem em suas cidades com os serviços de tapa-buracos e pavimentação asfáltica, trabalho impossível de ser executado por algumas prefeituras com baixo orçamento.
É o caso do Bujari, por exemplo. O município, a pouco mais de 22 km da capital, vai receber neste verão 160 toneladas, o que é suficiente para tapar os buracos da via principal da cidade, diz o prefeito Romualdo Araújo (PP).
Ele conta que é a primeira vez em sua gestão que a prefeitura recebe essa quantidade de asfalto. Perguntado se a ajuda pode influenciar em sua reeleição, ele não negou: "Dá um empurrão. Eu nunca conseguiria realizar esses tapa-buracos com recursos próprios".