Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
Como o Blog do Ray havia adiantado essa semana. Os petistas do Acre estão a ver navios quando se fala em indicação a cargos federais pelo governo do companheiro Lula. E, ao que parece, levaram uma nova rasteira do ex-senador Jorge Viana, que mesmo sem mandato continua dando as cartas no partido. JV indicou o engenheiro agrônomo Márcio Alécio, que é servidor de carreira do órgão, para comandar o Incra no lugar de Cesário Braga.
Tudo indica que Jorge Viana não engoliu as desavenças da época em que Cesário Braga o confrontou no governo Tião Viana e durante a última campanha eleitoral. Ainda na campanha passada o PT estava rachado. Alguns petistas dizem até que esse foi um dos motivos para a saída de Marcus Alexandre da sigla. Há uma visível divisão e um certo isolamento por parte dos cardeais petistas com relação ao presidente Cesário Braga.
Mostrando serviço
O senador Sérgio Petecão (PSD/AC) está com gás. Tem utilizado a tribuna do Senado e as comissões para denunciar e pedir apoio na resolução de problemas do Acre. Pediu a imediata recuperação por parte do Dnit do trecho interditado da BR-364, que liga Rio Branco a Porto Velho-RO.
Grave
A deputada Antonia Sales (MDB) fez uma cobrança pública à secretária de Estado da Mulher, Márdia El-Shawwa, para que arregace as mangas e comece a implementar políticas para frear a violência contra as mulheres. Sales disse que o “o diabo está solto” nos últimos dias, tendo em vista o alto índice de violência contra as mulheres.
Fraca e morna
A sessão de ontem (21) na Assembleia foi fraca e morna. Sem grandes debates. Parece haver um acordo paralelo: ninguém confronta ninguém. A explicação para isso é que os partidos ainda estão em cima do muro. Não sabem se são base ou governo. Estão preocupados com os arranjos de 2024.
Meio travado
O deputado Emerson Jarude (MDB) sentiu o peso de estar em uma nova casa e com gente formada em PHD em travessuras. Ainda não conseguiu dar uma guinada no mandato e arredondá-lo. Poderia falar diferente ao Jarude, já que é um amigo, mas é melhor jogar limpo. Precisa melhorar o discurso para não ficar rançoso.