Há mais de 789 dias Mailza é, como diz o ditado popular: a vice que todo governador sonha. Passou em todos os testes de fidelidade, até nos mais difíceis, quando assumiu interinamente e conviveu com algozes.
Gratidão, amiga e companheira tem sido adjetivos que o governador Gladson Cameli replica em todas as solenidades e entrevistas quando se refere a ela. Nesse codycross, Mailza tem retribuído as gentilezas. “Temos um governador de visão e muita sensibilidade”, afirma.
Tamanha harmonia – como é Carnaval – daria um bom enredo de samba, com direito a bloco com mestre-sala e porta-bandeira. Nota 10, como diz Jorge Perlingeiro, narrador oficial da apuração dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.
Arrisco a dizer que a nota é bem acima de 10, a gestão de Gladson Camelí e Mailza tem 56% de aprovação entre ótimo e bom.
Em um cenário político frequentemente marcado por controvérsias e polarizações, com discursos extremos de direita e esquerda, é raro encontrar figuras que se destaquem pela habilidade de unir, inspirar e conduzir.
A capacidade de Mailza de dialogar abertamente com diferentes esferas da sociedade e de ouvir todos os segmentos, demonstra um comprometimento com o bem-estar da comunidade. Ela ficou duas horas e meia ouvindo 20 instituições representantes das pessoas com deficiência. Não arredou o pé enquanto não deixou sua mensagem de esperança.
Essa é uma atitude de quem lidera além da posição hierárquica. De quem cultiva relacionamentos e fomenta a participação de todos.
Pouco mais de seis meses à frente da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza conseguiu reconhecimento internacional pela Organização Internacional de Migrantes - órgão vinculado a ONU, na política de acolhimento a refugiados. Não é tarefa fácil coordenar ações humanitárias com pessoas em grau máximo de vulnerabilidade.
Outro ponto a destacar em sua gestão social é o orçamento temático voltado as políticas para crianças e adolescentes. Mailza posiciona o Acre no topo das unidades federativas em projetos que promovem a inclusão social, a proteção dos direitos e a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Graças a esse esforço que envolve um trabalho de equipe feito a muitas mãos, a curva de internos no Instituto Sócio Educativo e descendente.
O jeitinho “mineiro” da mato-grossense econômica até nas palavras, paradoxalmente é de quem tem visão aguçada. Ela optou por não ligar para a foto em tamanho menor na urna e aquela “sombra” em debates e eventos de campanha.
A foto fiel que retrata sua gestão a coloca como colaboradora onde pode ajudar e onde tem maior experiência.
E não se enganem com sua fala mansa. Mailza sabe quem circula nos corredores do Palácio Rio Branco e nas demais secretarias de estado, querendo puxar seu tapete, assim como, os que se posicionam firmes ao seu lado e abraçam o seu compromisso com o Acre.
“Não existe meia lealdade”, me disse a vice-governadora em um papo de cafezinho no seu gabinete, no Palácio Rio Branco. Ora, isso é manifestação de quem abraçou a bandeira do Acre.
Mailza é capaz de gerar mudanças duradouras.
Jairo Carioca é jornalista, assessor de imprensa e escritor, colabora com o NH semanalmente.