..::data e hora::.. 00:00:00

Senta que lá vem prosa - com Aracy Gama

Mantra: O melhor lugar do mundo é aqui e agora

Mantra: O melhor lugar do mundo é aqui e agora

Em uma de suas consagradas canções Gilberto Gil afirma de forma poética que o melhor lugar do mundo é aqui e agora, na letra o cantor faz uma analogia ao nosso eu interior, aquele sentimento íntimo que é capaz de nos reiniciar, normalmente vivenciado em momentos profundos de orações e meditações, o verdadeiro encontro do eu com o eu.

“Aqui onde indefinido
Agora que é quase quando
Quando ser leve ou pesado
Deixa de fazer sentido
Aqui de onde o olho mira
Agora que o ouvido escuta
O tempo que a voz não fala
Mas que o coração tributa”

Na analogia, o compositor faz jus ao que realmente é necessário, e que muitas vezes, na correria do dia-a-dia deixamos passar despercebido. Toda essa introdução está sendo abordada para afirmar a você, caro leitor, que aqui, exatamente aqui onde você está, ao lado dos que estão contigo é melhor lugar em que você poderia está.

Recentemente li uma frase que dizia que, “ Não importa o quanto você se esforce, na hora errada, nada dá certo”, até compartilhei em minhas redes sociais. Após o compartilhamento fiquei reflexiva em relação ao peso que está mensagem carrega, e comecei a ler a respeito. Tal afirmação transmite a ideia que estar no lugar certo, na hora certa, pode ser interpretado como sorte, e sabemos que não é bem assim, a “sorte” é na verdade resultado de esforço, determinação, constância e um bocadinho de fé.

Outro cantor e compositor que também me inspirou a compartilhar estás ideias com vocês chama-se Rubel, que em uma de suas canções curiosamente chamada de mantra, afirma “Não me deixa esquecer que o melhor lugar do mundo é aqui e agora”. A verdade é que realmente “O melhor lugar do mundo é aqui e agora”, porque é onde precisamos estar. Não é misticismo, mas é sobre estar realmente atentos ao presente, conscientes que quem somos, onde estamos e onde queremos chegar.

Para finalizar, aproveito a véspera de final de semana para indicar um filme maravilhoso com esta temática para vocês, chama-se: “Por lugares incríveis” disponível na Netflix, o filme fala sobre a importância de desenvolver um olhar sensível diante do agora, afim de criar uma releitura diante do momento atual. Em resumo, dois adolescentes à beira do suicídio unem seus destinos em uma trama desafiadora, e juntos, redescobrem a alegria de viver. Espero que gostem, tenham todos um excelente final de semana!