O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP) lançou, na manhã desta sexta-feira, 15, o Acre Racer, etapa acreana de ciclismo modalidade Mountain Bike.
A disputa, que acontece neste domingo, 17, contará com a participação de atletas de outros estados, como Rondônia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, de expressão no cenário nacional e fará parte da etapa brasileira de ciclismo na modalidade.
Bocalom destacou a importância da prática esportiva, enfatizando que o ciclismo, além de melhorar a saúde, contribui com o meio ambiente.
"Toda prática esportiva é benéfica, e o ciclismo é um desses esportes que melhora a qualidade de vida das pessoas, melhora a saúde e ainda contribui com o meio ambiente. A prefeitura tem o programa Pedala Rio Branco que é um projeto que objetiva incentivar as pessoas a usar a bicicleta como forma recreativa e com isso despertar o gosto por esse esporte que é tão importante", disse o prefeito, que enalteceu ainda, a organização do evento.
"Teremos o Acre Racer neste domingo que é uma etapa do campeonato nacional de ciclismo, e que contará com competidores de nível internacional e de vários estados brasileiros. Isso contribui também com o nosso turismo, pois estaremos divulgando a nossa região, o nosso Estado para o restante do Brasil que ainda não conhece o Acre. Meus parabéns aos organizadores do evento", completou Bocalom.
Serão disputas duas categorias distintas com percursos igualmente distintos, sendo que na categoria principal o percurso será de 130 km, passando pelos municípios de Porto Acre e Bujari, finalizando em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre (Ufac),
O percurso intermediário será de 85 km, finalizando também na Ufac.
O Acre Racer terá uma premiação em dinheiro de R$ 30 mil dividida entre os primeiros colocados, além de medalhas e troféus, podendo chegar a quase R$ 50 mil.
O início da prova está previsto para às 6h do domingo, 17, com saída da Ufac.